Integração com o SporTV faz Globo turbinar troca de apresentadores
Nunca antes na história da Globo o telespectador viu tantas caras novas em tão pouco tempo na apresentação dos programas Esporte Espetacular e Globo Esporte. Um processo que já vinha ocorrendo nos últimos anos, mas que se acelerou quando a emissora anunciou a integração da área de esporte com o SporTV, em outubro de 2017. As portas globais se abriram para quem começou a se destacar no canal da televisão a cabo, casos de Fernanda Gentil, Bárbara Coelho e, mais recentemente, Lucas Gutierrez.
As mudanças mais visíveis são no Esporte Espetacular. No início do anos 2000, o programa foi comandado durante quatro anos pela dupla Tino Marcos e Glenda Kozlowski. Cristiane Dias e Luís Ernesto Lacombe formaram a nova dupla de apresentadores, em 2006, e um ano depois ganharam a companhia de Mylena Ciribelli. Em 2010, Glenda voltou a apresentar o EE, ao lado de Lacombe e Luciana Ávila.
Leia também
- Tande, sobre apresentar EE: "Vocês estão malucos. Eu erro muito"
- Sem contrato com Globo, e UFC 237 fica sem passar na TV aberta
- Globo anuncia a transmissão da Copa do Brasil 2019 no Premiere
- Apresentadora diz que engajamento do público a levou à Playboy
Glenda permaneceu no posto até 2015, mas seus companheiros mudaram de dois em dois anos. Em 2011, Lacombe foi substituído por Tande. Em 2013, Tande saiu e abriu vaga para Ivan Moré. E em 2015, com a ida de Ivan Moré para o Globo Esporte de São Paulo, Alex Escobar formou dupla com a apresentadora.
Apesar de tantas mudanças, havia sempre o rosto conhecido de Glenda, o que amenizava as trocas para o telespectador. Em 2016, ela deixou o programa, e Fernanda Gentil, ex-Sportv, passou a apresentar o programa com Flávio Canto. O ex-judoca ficou apenas um ano na função, mas Fernanda comandou o programa até dezembro do ano passado, quando foi chamada para reforçar a área de entretenimento.
Bárbara Coelho, que vinha chamando atenção no Sportv, começou então a fazer dupla com Felipe Andreoli. Mas como Andreoli vai assumir o Globo Esporte no mês que vem, ela vai ter que se entrosar agora com Lucas Gutierrez, outro que se destacou rapidamente no Sportv e já foi recrutado para o Esporte Espetacular.
No Globo Esporte de São Paulo, as mudanças no comando da atração são mais demoradas. Tiago Leifert, que, além de apresentador era o editor-chefe do programa, foi por seis anos a cara do programa. Ele só saiu em 2015 porque foi para a área de entretenimento e foi substituído por Ivan Moré, apresentador do programa desde então.
O que mudou com a saída de Leifert foi o aumento de substitutos nas folgas do titular do programa. Como também era editor-chefe, Tiago folgava menos aos sábados, quando era substituído pelo próprio Ivan Moré. Com a entrada de Moré, a emissora começou a fazer um revezamento maior aos sábados.
Atualmente, o repórter Felipe Diniz é o substituto principal de Ivan Moré quando o titular sai de férias ou vai fazer alguma reportagem no dia a dia. Diniz também participa dos revezamentos aos sábados, ao lado de Thiago Oliveira, que também veio do Sportv e hoje apresenta o bloco de esportes no Hora 1 e no Bom Dia SP. Rodrigo Rodrigues, que participa como comentarista dos programas do Sportv, faz parte do revezamento desde o fim de abril. Além dos quatro, o Globo Esporte já foi apresentado pelos repórteres Cássio Barco e Léo Bianchi. Isso sem contar Bruno Laurence e Abel Neto, que também apresentaram o programa e já deixaram a emissora.
As mudanças recentes podem causar estranhamento para os telespectadores mais antigos, que se acostumaram a ver sempre as mesmas caras no esporte. Mas isso também vem ocorrendo em todo o jornalismo da Globo. Novos repórteres, o que inclui também o esporte, frequentam assiduamente o Jornal Nacional, antes um local reservado para jornalistas mais experientes e conhecidos.
A aposta em caras novas e as mudanças são frutos da nova política da Globo, que tem cortado custos desde a integração do departamento, deixando de renovar o contrato de alguns jornalistas, casos de Cris Dias e Luís Ernesto Lacombe, e reduzindo o salário de outros.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.