Topo

Julio Cesar, Nenê... Neymar? Quem estaria na seleção se Casão fosse técnico

UOL Esporte

23/02/2018 04h00

Casagrande durante participação no Globo Esporte (Reprodução/Globo)

Em entrevista ao UOL Esporte, Tite confirmou que 15 jogadores já estão garantidos na seleção brasileira para a Copa do Mundo de 2018, o que deixa oito vagas ainda abertas. Se dependesse do ex-centroavante Walter Casagrande, comentarista da Globo, essas vagas seriam preenchidas de maneira, digamos, inusitada.

Em recentes participações em programadas da Globo e do SporTV, Casagrande sugeriu a convocação de jogadores que aparentemente não estão nos planos de Tite, como o goleiro Julio Cesar, do Flamengo, e o meia-atacante Nenê, do São Paulo.

Por outro lado, o ex-centroavante vem criticando repetidamente Neymar, astro da seleção brasileira e do Paris Saint-Germain. Será que o camisa 10 iria para a Rússia se o Casão fosse o técnico?

Veja, a seguir, as sugestões do comentarista para Tite.

Julio Cesar

Julio Cesar em sua apresentação no Flamengo (Gilvan de Souza/Flamengo)

No fim de janeiro, após o Flamengo acertar a contratação de Julio Cesar, Casagrande disse que o goleiro poderia ser útil para a seleção. Segundo o comentarista, a experiência do jogador poderia ajudar Tite e companhia.

"Tem uma terceira vaga em aberto, vai para uma Copa do Mundo difícil, o goleiro titular (Alisson) nunca disputou uma Copa, nem os outros dois que estão disputando (Ederson e Cássio). Talvez um terceiro goleiro com experiência de duas Copas e tal seja importante para o Tite, também. Vai saber", disse Casagrande.

Segundo Tite, Alisson é o único goleiro já garantido na seleção brasileira para a Copa.

Felipe Melo

Felipe Melo em coletiva na Academia de Futebol (Cesar Greco/Ag. Palmeiras)

Em comentário feito no começo de fevereiro, após a vitória por 2 a 1 do Palmeiras sobre o Santos, Casagrande cogitou que a boa fase de Felipe Melo tenha a ver com a proximidade da Copa do Mundo. Na opinião do ex-centroavante, a iminência da competição pode estar motivando o volante.

"Ô Cleber, só para eu explicar melhor, eu não falei que eu acho que o Felipe Melo tem que ir para a seleção. Falei que pode ser que esteja ele entusiasmado com uma possibilidade de ir para a seleção brasileira na Copa. Acho que ele pode estar pensando nisso", declarou.

Se este for o caso, a missão de Felipe Melo será complicada, já que Tite já confirmou Casemiro e Fernandinho, que também jogam na posição de primeiro volante, na Copa do Mundo.

Nenê

Nenê em ação pelo São Paulo contra o Bragantino (Marcello Zambrana/AGIF)

Depois de marcar o gol da vitória do São Paulo por 1 a 0 sobre o Bragantino, pelo Campeonato Paulista, em sua estreia pela equipe da capital, Nenê teve atuação elogiada por Casagrande. O comentarista não descartou a possibilidade de o meia-atacante ser convocado por Tite.

"Hoje em dia, a idade não conta mais nada. O Nenê é um grande jogador, pode jogar em qualquer equipe do Brasil. E se bobear, até seleção pega. A idade não tem importância nenhuma para nada", afirmou.

Desde então, Nenê soma duas derrotas no Campeonato Paulista e uma vitória na Copa do Brasil. O jogador de 36 anos teria a concorrência de Renato Augusto, Paulinho, Philippe Coutinho, Neymar e Willian, já confirmados na Copa do Mundo por Tite.

Jô em sua apresentação no Nagoya Grampus (Divulgação/Nagoya Grampus)

Em dezembro, antes de Jô ser vendido pelo Corinthians, Casagrande defendia que o jogador deveria ser o centroavante reserva de Tite na Copa do Mundo. A boa temporada que o jogador fez a serviço dos atuais campeões brasileiros pesou nesta opinião.

"O Tite ainda não se decidiu por um reserva oficial do Gabriel Jesus e está procurando um centroavante de área. O Jô esteve o ano todo bem, ganhou o Campeonato Paulista, o Campeonato Brasileiro, fora os três troféus nessa premiação", disparou, na ocasião.

Hoje no Nagoya Grampus, Jô ainda não estreou pelo clube. Ele teria de superar a concorrência de Gabriel Jesus e Roberto Firmino, já confirmados na Copa por Tite. Daniel Alves, Marquinhos, Miranda, Marcelo e Thiago Silva são os outros garantidos.

Neymar!?

Neymar em ação pelo Paris Saint-Germain contra o Strasbourg (Benoit Tessier/Reuters)

Além de fazer sugestões inusitadas, Casagrande mostra que não está 100% encantado com Neymar, talvez o jogador que chegue mais próximo de ser unanimidade na lista de Tite. Após a derrota do PSG por 3 a 1 para o Real Madrid, o comentarista disse que o atacante é "egoísta".

"Eu joguei, fiz dupla de área com dois caras espetaculares, e funcionou maravilhosamente bem: no Corinthians, jogava com a (camisa) 9, e o Sócrates com a 8. Fui para o São Paulo, eu jogava com a 8, e o Careca com a 9. Se pegar esses três jogadores, os três gostavam de fazer gols, e faziam, mesmo. E os três também sabiam jogar. Por que deu química, deu certo e nunca teve problema algum? Os dois pensavam para os dois, uma dupla. Eu não me incomodava nada quando um dos dois faziam gols no jogo e eu não fazia. Agora, no Paris Saint-Germain, o Neymar, além de ser excessivamente egoísta, só passa a bola para os outros quando vê que vai perder a bola. Não é (por boa) colocação dos outros nem nada, porque fazer uma tabela você olha para o outro cara, cria jogada e dá o passe exatamente no momento certo, para o centroavante virar e fazer o gol ou para ele correr e tabelar", explicou.

Depois, Casagrande ainda se justificou dizendo que suas críticas dizem respeito apenas ao comportamento de Neymar em campo.

Leia mais

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Julio Cesar, Nenê... Neymar? Quem estaria na seleção se Casão fosse técnico - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV