Topo

Após polêmica com torcedoras, produtor do Donos da Bola deixa Band de Goiás

UOL Esporte

27/02/2018 17h15

Ana Carolina Silva e Gabriel Vaquer
Do UOL, em São Paulo

Leandro Vieira não é mais coordenador artístico da TV Goiânia, afiliada da Bandeirantes no estado de Goiás. O funcionário foi desligado do cargo nesta segunda-feira (26), após grande polêmica envolvendo a participação de torcedoras dos clubes locais no programa Os Donos da Bola – que foi encerrado na semana passada.

O UOL Esporte apurou que a saída de Leandro ocorreu na segunda, mas uma nova reunião foi festa nesta terça, pela manhã, para sacramentar a decisão. Segundo as fontes ouvidas pela reportagem, não há possibilidade de o programa esportivo ser retomado com outro nome neste momento.

O ex-coordenador artístico da TV Goiânia foi procurado para dar novas declarações, mas não foi localizado até a publicação desta matéria. Em uma primeira entrevista ao UOL, na quarta-feira passada (21), Leandro chegou a dizer que não via qualquer problema nas perguntas de teor sexual feitas pelo apresentador Beto Brasil às musas de Goiás, Vila Nova e Atlético-GO.

"Eu não entendi porque o Goiás ficou tão nervoso, porque foi feito em comum acordo e ela topou. É um programa descontraído, tem um tom humorístico. A gente não está fazendo algo para contribuir com a discriminação de mulheres, jamais. Não tem nada a ver com isso, é um quadro de humor", afirmou ele.

No entanto, o discurso mudou no dia seguinte, quando Leandro Vieira foi ao ar no programa Os Donos da Bola e alegou que tudo havia sido uma boa iniciativa "mal-interpretada", cuja intenção era alertar o público sobre situações desagradáveis que as mulheres enfrentam todos os dias; assista à justificativa abaixo.

"As perguntas com duplo sentido foram feitas pra que todos parassem um momento e pensassem a respeito do que várias mulheres sofrem todos os dias. (…) Esperamos que cada um que se revoltou seja uma voz real na luta pela igualdade e respeito a todas as mulheres", dizia a mensagem, que também foi publicada em texto no Instagram do programa.

Além de ter se unido ao Vila Nova para acionar a emissora judicialmente, o Goiás também aproveitou o momento para levar as mulheres ao Serra Dourada: a cada ingresso comprado para o jogo desta quarta (28) contra o Coritiba, pela Copa do Brasil, uma torcedora terá entrada gratuita garantida. A campanha carrega a frase "nada pode abalar a força da mulher".

A repercussão negativa levou o apresentador Beto Brasil a pedir desculpa a todos que se sentiram ofendidos pela polêmica machista em que se viu envolvido, em especial as mulheres.

"Você, mulher que ficou chateada, tem razão. É por isso que eu estou aqui, de coração, para pedir a todos vocês: desculpa", afirmou o apresentador. A TV Goiânia anunciou o fim do programa na quinta (22), horas depois de oferecer a justificativa publicada acima.

"Pedimos desculpas por quaisquer constrangimentos causados, e como prova de que não compactuamos com o conteúdo veiculado, nem qualquer tipo de discriminação, a emissora decide desde já pela RETIRADA do programa do ar", escreveu a emissora, que se desculpou pelo quadro.

De acordo com apuração do UOL Esporte, a Band de São Paulo fez pressão sobre a afiliada. O recado da emissora era para que a diretoria goiana "resolvesse a situação". Posteriormente, o grupo do Centro-Oeste optou por encerrar o programa.

Entenda o caso

A rivalidade que os dois clubes nutrem tem quase 75 anos de idade, mas Goiás e Vila Nova se uniram fora dos gramados para exigir retratação da TV Goiânia e da Federação Goiana de Futebol (FGF). A emissora, que é afiliada da Bandeirantes, causou polêmica na quarta-feira (21) ao fazer comentários de teor sexual para a musa do Esmeraldino, Karol Barbosa.

O caso ocorreu durante o programa Os Donos da Bola, no qual o apresentador Beto Brasil fez perguntas como "se o seu nutricionista mandar você chupar uma laranja porque faz muito bem para a saúde, você chuparia um saco por dia?" e "em um clássico contra o Vila, se o juiz põe pra fora, você mete a boca?".

Xará de Karol Barbosa, a torcedora Karolina Rodrigues, do Vila Nova, também foi alvo do mesmo comportamento de Beto Brasil no dia 9 de fevereiro. "Se quem não tem perna é perneta, quem não tem punho é o quê?", questionou ele. A moça se viu obrigada a dar uma resposta constrangedora – que não reproduziremos neste texto.

Representante do Vila, Karolina Rodrigues foi constrangida com a pergunta acima (foto: reprodução/TV Goiânia)

Em contato com o UOL, ela revelou que seu pai é amigo do apresentador, mas deixou claro seu desconforto com a situação à qual foi exposta. "Não sei quem elaborou as perguntas, mas realmente fiquei constrangida com essa. Até pelo fato de não ter nenhuma ligação com o futebol", disse Karolina Rodrigues.

Antes do anúncio do fim do programa, o coordenador artístico Leandro Vieira chegou a prometer ao UOL Esporte que repetiria o quadro e as mesmas brincadeiras com torcedoras de outros times, mas Karolina Rodrigues lamentou pela postura.

"Acho que sim, ainda mais pela imagem feminina. O programa dele é de tema esportivo, então deveria interagir com a mulher dentro do assunto do esporte. E não com constrangimentos que não tem nada a ver", respondeu a torcedora do Vila Nova.

Ao contrário do que Leandro Vieira disse à reportagem, a musa do Goiás, Karol Barbosa, alegou não ter sido avisada sobre o tipo de perguntas que receberia.

Leia mais:

Afiliada da Band revolta Goiás com perguntas de teor sexual a torcedora

Goiás e Vila Nova se unem contra TV que fez perguntas sexuais a torcedoras

Após fim de programa, apresentador da Band pede desculpa às mulheres

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.