Topo

Sidão é eleito "Craque do Jogo" com 90% dos votos, e troféu gera climão

UOL Esporte

12/05/2019 18h39

Após falhar no primeiro gol da derrota do Vasco para o Santos por 3 a 0, Sidão foi alvo de uma campanha na web para receber o troféu "Craque do Jogo", dado ao melhor jogador em campo. A entrega do objeto gerou climão com a repórter Julia Guimarães, da Globo.

Leia mais:

Na saída do gramado, a jornalista foi a responsável por comunicar ao goleiro cruz-maltino que ele havia recebido 90% dos votos na web. Sidão recebeu o troféu, mas saiu sem comentar o ocorrido.

"Sidão, eu vou ter que te entregar o troféu de craque do jogo. Foi um votação feita apenas por torcedores na internet. É um jogo que foi complicado para você, uma partida bastante difícil, mas… É… Fica aqui esse troféu para você", disse a repórter, sem graça.

(foto: reprodução/TV Globo)

O UOL Esporte apurou que o clima na TV Globo ficou ruim após esta situação. No início deste ano, a emissora filtrava as opções de jogadores que podiam ser eleitos pela torcida; por isso, não houve problemas.

O pedido para que as opções de votação fossem expandidas partiu do departamento comercial, que tentava vender um projeto parecido com o da Budweiser na Copa do Mundo. Apesar dos alertas de possíveis problemas, a TV Globo seguiu em frente com aquela decisão e, agora, avalia mudanças.

Antes de ouvir sobre o troféu, Sidão admitiu a falha no primeiro gol do Santos. "Acho que até o primeiro gol, em um erro individual meu, o time estava bem. Tentando sair com posse de bola, quebrar a linha de pressão deles. Eu errei, nós sofremos o gol e o time sentiu um pouco", comentou.

Leia também

Além disso, o goleiro ainda foi cobrado por Luís Roberto. Ao anunciar que o arqueiro foi eleito pelo público com 90% dos votos, o narrador pediu para Sidão simplificar as jogadas e usar o "troféu da solidariedade ou da ironia" para refletir.

"O Sidão que, no primeiro tempo, a torcida do Santos pegou muito no pé. Falhou muito o Sidão hoje ,e a galera fez um troféu da solidariedade ou da ironia. 90% para o Sidão. Vai levar o troféu 'Craque do Jogo' como uma recordação de um jogo que deve dizer muito para o Sidão. O Sidão tem que reciclar a história de jogar com os pés. Quando não for suficiente, simplifica", disse o narrador.

(foto: Marcello Zambrana/AGIF)

Enquanto a bola rolava no Pacaembu, Luís Roberto mostrava que a campanha na web surtia efeito. O narrador tentou amenizar a 'zoeira' dos internautas ao tratar o prêmio de melhor em campo como 'Troféu Solidariedade'.

"Sidão agitou o craque do jogo. Troféu solidariedade para o Sidão (…) O Sidão estava liderando a votação, era o Troféu Solidariedade. Troféu Solidariedade craque do jogo para o Sidão. Não sei se o jogador vai entender desse jeito", disse.

Esta não é a primeira vez que uma votação de "Craque do Jogo" é alvo de ironia dos internautas; em março, os internautas elegeram Kudela, da República Tcheca, e levaram Galvão Bueno às gargalhadas. No entanto, desta vez houve entrega do troféu e climão.

O youtuber Felipe Neto, patrocinador do Botafogo, também criticou a cena. "A Globo precisa tirar esse papo de Craque do Torcedor. O que aconteceu com o Sidão agora foi desumano, por mais que a galera tenha feito sem intenção de humilhá-lo. Entregar ao vivo foi uma aberração. A expressão dele me deixou profundamente triste. Sério mesmo, Globo, mínimo de humanidade é necessário. Ou tira esse prêmio, ou não entrega ao vivo quando for irônico. Olha a expressão do cara", escreveu no Twitter.

Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.