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Internautas confundem nome e reclamam de papelaria por PPV do Brasileiro

Emanuel Colombari

11/05/2019 04h00


 

Os jogos do Campeonato Brasileiro de 2019 transmitidos por pay-per-view têm sido, até aqui, motivo de inquietação para os torcedores. Mas também têm causado confusão com quem não tem nada a ver com isso.

É o caso da papelaria Paperview. No site Reclame Aqui, dedicado a recolher e direcionar críticas de consumidores, a empresa recebeu duas reclamações recentes a respeito de… Transmissões de partidas do Brasileirão na TV.

Na primeira delas, datada de 1º de maio, um internauta da cidade de Amparo (SP) reclama que seu contrato incluía "todos os jogos do Campeonato Brasileiro, mas neste ano não vão transmitir os jogos do Palmeiras e do Athetico". "Estou indignado e gostaria de uma solução rápida", desabafa o internauta, sugerindo o desconto nas faturas.

A resposta da Paperview veio no dia seguinte. "Houve um equívoco. Somos uma Papelaria Fina Personalizada (Paperview). Acreditamos que você esteja procurando o pay-per-view (PPV)", publicou, educadamente, a papelaria de São Paulo no site.

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Em 6 de maio, nova reclamação no site – desta vez, de um usuário de Fortaleza. "Como se sabe, a Globo não fechou contrato com Palmeiras e Athletico Paranaense para a transmissão; com isso, 76 jogos que estavam ofertados deixarão de ser transmitidos. Apesar de ter entrado em contato com a operado parceira do Praperview (sic) nada foi feito. As empresas parceiras (TV por assinatura), inclusive já foram notificadas pelo Procon, mas nada fizeram", registra o texto publicado. A papelaria, desta vez, não respondeu.

"Usuários confundiram com um canal de TV"

Para explicar a confusão dos registros, o UOL Esporte entrou em contato com a Paperview. Por e-mail, a empresa, há 12 anos no mercado, explicou que uma possível confusão com a expressão pay-per-view não foi considerada na hora da escolha de seu nome.

"O nome surgiu inspirado na palavra inglesa paper, que quer dizer 'papel', e tendo em vista a carência do mercado, de pessoas sedentas por tocarem, verem e terem produtos de qualidade, surgiu a Paperview Papelaria", diz o comunicado. "Nunca levamos em conta o canal de TV, pois para uma empresa que atende um público notoriamente feminino, é desvantajoso relacionar os nossos produtos fofinhos com futebol".

O site da Paperview – que não negocia pay-per-view (Crédito: Reprodução)

A papelaria afirma ainda que, em 12 anos de atividade, "só tivemos duas reclamações no Reclame Aqui onde os usuários confundiram com um canal de TV". "Como são ramos de atuação totalmente diferentes, logo não temos problemas com isso", completa.

E como não tem qualquer relação com a transmissão de jogos de futebol, a Paperview se concentra em resolver eventuais problemas com clientes que, de fato, procuram artigos por ela comercializados.

"Nosso maior problema com o Reclame Aqui é com clientes que confundem as diversas papelarias online com a nossa. Ou seja: compram produtos em outra loja e entram no canal do Reclame Aqui da Paperview Papelaria para reclamar de produtos que foram adquiridos em outras papelarias", relata o e-mail, que aproveita para dar um leve puxão de orelha no site que compila as críticas. "Acreditamos que o Reclame Aqui deveria ter mais filtros, pois é injusto as pessoas comprarem em outras papelarias e reclamarem em nossa página."

Felizmente, para a papelaria, não aconteceu ainda de ser procurada por algum consumidor procurando pacotes de jogos do Brasileirão na TV.

"Nunca fomos procurados por pessoas querendo assinaturas de TV, pois o nome Paperview aparece para pessoas que buscam itens de papelaria personalizada, como cartões, etiquetas adesivas e planners, tendo em vista que nossa loja é focada em produtos femininos para PaperDivas", relata o e-mail da empresa.

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