Topo

Pênaltis do Corinthians fazem RedeTV! ultrapassar Globo e liderar audiência

UOL Esporte

27/02/2019 23h29

(Crédito: REUTERS/Agustin Marcarian)

*Nota atualizada às 00h26

A RedeTV! ultrapassou a Globo hoje e chegou a liderar a audiência prévia durante a cobrança de pênaltis que terminou em vitória do Corinthians sobre o Racing, pela Copa Sul-Americana. A partida foi exibida em parceria com o serviço de streaming DAZN, detentor de transmissão da competição. O jogo teve narração de Dudu Monsanto e comentários de Sávio.

Leia também:

No intervalo, a Globo, que transmitiu a vitória do Palmeiras sobre o Ituano, liderava com 16 pontos (cada ponto representa 73 mil domicílios), contra 11 do SBT e 10 da RedeTV!, que chegou a ter pico de 10,4 pontos durante a primeira etapa. Os números são de audiência prévia –  a audiência consolidada só será divulgada amanhã. 

A RedeTV! assumiu a segunda colocação na etapa final, ultrapassando a emissora de Silvio Santos, e tirou a liderança da Globo durante os pênaltis após empate por 1 a 1 nos 90 minutos.

Foi no momento da primeira cobrança de pênalti, às 23h26 (de Brasília), que a RedeTV! assumiu a liderança do Ibope: 11,9 pontos contra 11,8 da Globo. A emissora carioca ficou na frente durante todo o tempo em que os jogos de Palmeiras e Corinthians estavam acontecendo – a menor diferença de audiência durante os 90 minutos foi de dois pontos.

Durante os pênaltis, o canal paulista liderou por 11 minutos, com pico de 15,5 pontos na audiência prévia, o terceiro maior da história da RedeTV!. A média foi de dez pontos durante o jogo. A Globo teve média de 16 pontos, contra 11 do SBT, 9 da Record e 1 da Band.

Antes desta quarta, a RedeTV! havia liderado a audiência pela última vez em 2011, durante 22 minutos, com o programa Pânico.

Hoje mais cedo,  a Globo tratou de "esconder" o jogo do Corinthians na edição paulista do "Globo Esporte". A atração exibiu uma reportagem sobre Cássio, que igualou a marca de jogos de Gylmar dos Santos Neves na noite desta quarta-feira.

No entanto, a matéria ignorou o jogo contra o Racing e destacou o fato de que o goleiro ultrapassará o número de jogos no fim de semana. Mais tarde, no intervalo da partida do Palmeiras, a emissora nem sequer citou o placar parcial do Corinthians e também não informou o gol do clube alvinegro no começo do segundo tempo.

Depois da partida, a Globo exibiu os pênaltis de URT x Vila Nova, pela Copa do Brasil, enquanto o Corinthians decidia sua classificação em cobranças do tipo. Mais tarde, a Globo mostrou os gols do empate do Corinthians no programa "Segue o jogo", apresentado por Gustavo Villani.

A política adotada pela Globo nesta semana foi semelhante a que a emissora praticou há sete dias, quando a Rede TV! transmitiu a vitória do Botafogo sobre o Defensa y Justicia pela Sul-Americana. Ao mesmo tempo, o triunfo do Vasco sobre o Serra ocupou a grade do canal carioca, criando o primeiro embate real entre as emissoras.

Isso fez com que a torcida do Botafogo passasse a adotar a Rede TV! nas redes sociais. Hoje, a situação foi semelhante, e as hashtags #CorinthiansNaRedeTV e #TimaoNoDAZN entraram nos trends topics do Twitter.

O primeiro duelo entre Corinthians e Racing, no dia 14 de fevereiro, foi o jogo de estreia da parceria entre RedeTV! e DAZN. No entanto, a partida foi numa quinta-feira, sem concorrência de futebol na Globo.

Siga o UOL Esporte no

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.