Topo

TV fechada exibe mais futebol americano do que Série A; narrador minimiza maratona

UOL Esporte

04/10/2011 06h59

Por Bruno Freitas e Marcos Jorge

A ESPN tornou-se o único canal do país a transmitir a NFL nesta temporada. Além da exclusividade, a emissora aumentou a quantidade de jogos da modalidade para até seis partidas semanais em sua grade (com o mínimo de quatro). Neste cenário, o telespectador de canal fechado no Brasil hoje acompanha mais horas de futebol americano do que de Série A do Brasileirão, uma exclusividade do SporTV na TV a cabo.

O blog UOL Esporte Vê TV comparou a programação fornecida por ambas as emissoras na semana entre os dias 19/09 (segunda-feira) e 25/09 (domingo). O resultado aponta que a ESPN transmitiu 11 horas e 45 minutos de NFL, enquanto que o SporTV exibiu 8 horas da elite do futebol nacional, desprezando-se os jogos de Pay-per-view e as reprises (ver tabela abaixo).

No entanto, a diferença a favor da bola oval explica-se pela duração bruta de uma partida de futebol americano em comparação com um jogo do futebol "brasileiro". No período selecionado, ambos os canais exibiram quatro jogos de suas competições exclusivas, porém, enquanto um jogo de Série A leva duas horas, uma partida do esporte norte-americano pode durar mais de três.

Nos canais ESPN, o prestígio à programação da NFL prevê inclusive rodadas duplas, que podem alcançar quase oito horas consecutivas do esporte norte-americano. O narrador Everaldo Marques é quem, em geral, capitaneia essas verdadeiras maratonas vocais e na semana inicial da temporada chegou a até a torcer no ar contra uma prorrogação, em tom de descontração. Mas, por entender estar diante de um estilo de transmissão "mais conversada", diz que o esforço não é tão grande quanto no futebol, por exemplo.

"Não tem muito problema, porque não é uma transmissão gritada. Desgasta mais a voz transmitir futebol no rádio, o pique é maior, você fala mais rápido", comentou o narrador da ESPN em entrevista ao UOL Esporte Vê TV.  "Claro que [no futebol americano] você sobe o tom em algum lance de mais emoção. Mas até por ser TV a cabo, as transmissões são mais sóbrias. E tem muito break (parada para comerciais), dá para beber bastante água", acrescenta.

 

ESPN HD + ESPN

Segunda (19.09)                     NY Giants x St. Louis Rams             21h30-00h30
Domingo (25.09)                    Philadelphia Eagles x NY Giants       14h30-17h00
Domingo (25.09)                    Chicago Bears x GB Packers            17h00-20h00
Domingo (25.09)                    Indi. Colts x Pittsburgh Steelers         21h15-00h30

TOTAL: 11h45 de NFL

SPORTV + SPORTV 2

Quarta (21.09)                         América-MG x Santos                     20h30-22h30
Quinta (22.09)                         Grêmio x Botafogo                           20h30-22h30
Sábado (24.09)                       Atlético-PR x Fluminense                18h00-20h00
Domingo (25.09)                    Atlético-GO x Palmeiras                   18h00-20h00

TOTAL: 8h00 de Série A

Se levarmos em consideração os dois jogos de Série B transmitidos semanalmente pela SporTV, este número chegaria a 12h00 de futebol brasileiro, dentro deste período selecionado. Ou seja, apenas 15 minutos a mais em relação ao esporte da bola oval.

Foto: Reuters/Vipcomm

LEIA MAIS]

>> Derrubado por comanheiro, jogador sofre fratura exposta em jogo de futebol americano; assista

>> Especialista da ESPN diz buscar jeito brasileiro de narrar futebol americano

>> Preces de narrador da ESPN devem ser ouvidas: Madonna é especulada no Superbowl

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.