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Especialista da ESPN diz buscar jeito brasileiro de narrar futebol americano

UOL Esporte

04/10/2011 07h00

Por Bruno Freitas

Nos últimos anos, Everaldo Marques virou dentro dos canais ESPN no Brasil um especialista nas narrações de esportes americanos. Ele está à frente dos jogos mais nobres da NFL, da NBA e também costuma conduzir o programa "The Book is on the Table", dedicado às ligas mais populares dos Estados Unidos (com hóquei e beisebol também).

Um dos campeões de exposição no ar da ESPN em razão dos longos jogos e da grade recheada da NFL no canal, Everaldo é acompanhado do outro lado da tela por uma base cada vez mais considerável de fãs do futebol americano. Algum deles dominam a cultura do esporte como um autêntico sobrinho do "Tio Sam", mas muitos outros se habituam aos poucos com as transmissões baseadas em uma enxurrada de números e estatísticas.

Por isso, Everaldo encara a missão de transmitir futebol americano na ESPN ciente de sua função didática, embutida no pacote tradicional de emoção. Em entrevista ao blog UOL Esporte vê TV, o narrador fala da missão de ensinar os fundamentos da NFL ao lado do comentarista Paulo Antunes.

"A transmissão americana é muito baseada em números. Aqui a gente tenta interpretar de um jeito que o público consiga entender porque aquele número é tão importante", afirma Everaldo.

"Meu papel é me colocar no lugar do cara que está em casa, Não tenho essa cultura dos esportes americanos enraizada como o Paulo tem. Ele morou quase 20 anos nos EUA. Comecei a ver como todo mundo, no final dos anos 80, na Bandeirantes. Penso como um brasileiro. Talvez eu narre jogos para gente que esteja conhecendo agora o esporte. Por isso tenho a preocupação com o didatismo", acrescenta o narrador.

Para levar embasamento aos fãs da NFL na ESPN, Everaldo diz que se debruça sobre um vasto material histórico da liga, com livros e DVDs a respeito dos times e dos principais jogadores. O narrador também reserva parte de seu tempo para acompanhar em cima o noticiário do futebol americano vindo dos Estados Unidos.

Durante as transmissões, a ESPN desenvolveu o hábito de dialogar com seu espectador através das mídias sociais na internet, em relação que atesta para o narrador a força dos fãs de futebol americano no país.

"Tem de tudo, de perguntas mais básicas, de gente que está conhecendo agora, até análises mais profundas, sobre esquemas táticos e afins", conta Everaldo. "Sempre colocamos a hashtag (tópico de discussão) do jogo no Twitter, e várias vezes elas aparecem nos Trending Topics (assuntos mais comentados do site, por região). Uma vez, durante o Big Brother Brasil, a nossa hashtag ficou em segundo lugar num sábado à noite. É uma demonstração de que o volume é grande", afirma.

Foto: Divulgação

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