Especialista da ESPN diz buscar jeito brasileiro de narrar futebol americano
Por Bruno Freitas
Nos últimos anos, Everaldo Marques virou dentro dos canais ESPN no Brasil um especialista nas narrações de esportes americanos. Ele está à frente dos jogos mais nobres da NFL, da NBA e também costuma conduzir o programa "The Book is on the Table", dedicado às ligas mais populares dos Estados Unidos (com hóquei e beisebol também).
Um dos campeões de exposição no ar da ESPN em razão dos longos jogos e da grade recheada da NFL no canal, Everaldo é acompanhado do outro lado da tela por uma base cada vez mais considerável de fãs do futebol americano. Algum deles dominam a cultura do esporte como um autêntico sobrinho do "Tio Sam", mas muitos outros se habituam aos poucos com as transmissões baseadas em uma enxurrada de números e estatísticas.
Por isso, Everaldo encara a missão de transmitir futebol americano na ESPN ciente de sua função didática, embutida no pacote tradicional de emoção. Em entrevista ao blog UOL Esporte vê TV, o narrador fala da missão de ensinar os fundamentos da NFL ao lado do comentarista Paulo Antunes.
"A transmissão americana é muito baseada em números. Aqui a gente tenta interpretar de um jeito que o público consiga entender porque aquele número é tão importante", afirma Everaldo.
"Meu papel é me colocar no lugar do cara que está em casa, Não tenho essa cultura dos esportes americanos enraizada como o Paulo tem. Ele morou quase 20 anos nos EUA. Comecei a ver como todo mundo, no final dos anos 80, na Bandeirantes. Penso como um brasileiro. Talvez eu narre jogos para gente que esteja conhecendo agora o esporte. Por isso tenho a preocupação com o didatismo", acrescenta o narrador.
Para levar embasamento aos fãs da NFL na ESPN, Everaldo diz que se debruça sobre um vasto material histórico da liga, com livros e DVDs a respeito dos times e dos principais jogadores. O narrador também reserva parte de seu tempo para acompanhar em cima o noticiário do futebol americano vindo dos Estados Unidos.
Durante as transmissões, a ESPN desenvolveu o hábito de dialogar com seu espectador através das mídias sociais na internet, em relação que atesta para o narrador a força dos fãs de futebol americano no país.
"Tem de tudo, de perguntas mais básicas, de gente que está conhecendo agora, até análises mais profundas, sobre esquemas táticos e afins", conta Everaldo. "Sempre colocamos a hashtag (tópico de discussão) do jogo no Twitter, e várias vezes elas aparecem nos Trending Topics (assuntos mais comentados do site, por região). Uma vez, durante o Big Brother Brasil, a nossa hashtag ficou em segundo lugar num sábado à noite. É uma demonstração de que o volume é grande", afirma.
Foto: Divulgação
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