Topo

ESPN prepara mudança em programas e deve "levantar" apresentadores

UOL Esporte

12/09/2013 07h38

Reprodução – Paulo Soares e Antero Greco apresentam o SportsCenter no Brasil

"Não queremos mais dois caras sentados em uma mesa, falando com o público". A frase de Tim Bunnell, vice-presidente de programação e marketing da ESPN Internacional, resume o plano de mudanças de formato dos programas da rede em todo o mundo – inclusive no Brasil.

Nos EUA, a ESPN está construindo um novo edifício em sua sede principal, em Bristol, no estado de Connecticut (EUA). O Digital Center 2 abrigará três grandes estúdios. Dois deles serão usados para o Sportscenter, principal programa da rede e o primeiro a ser veiculado pela ESPN, em setembro de 1979. A previsão é de que a estreia ocorra entre março e maio do ano que vem, antes, portanto, da Copa do Mundo. Com os novos estúdios, mais modernos e maiores que os atuais, serão introduzidas inovações no formato e na linguagem dos programas.

"A ideia é colocar movimento. Os âncoras de pé, com tablets, usando touch screen em telões, mostrando como foram as coisas na última noite", explica Bunnell. "Queremos usar todas as possibilidades do digital, ter mais mobilidade, mudar de uma mesa para outra. Ter uma opinião de expert aqui, uma tecnologia ajudando a dissecar a jogada ali. Você tem as ferramentas para contar melhor a história e essas ferramentas requerem que você seja mais móvel".

No Brasil, não há plano para novo estúdio, mas a adaptação de conceito está no mapa. "O novo conceito de Sportscenter será aplicado no Brasil, com adaptações", afirma João Palomino, diretor de jornalismo da ESPN Brasil. "A movimentação dos apresentadores e interação com painéis e telas com info e vídeos já começa acontecer".

Murilo Garavello, em Bristol (EUA)

O jornalista Murilo Garavello viajou aos EUA a convite da ESPN

VOTE: QUAL O MELHOR APRESENTADOR ESPORTIVO DO BRASIL?

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.