Não foi só a RedeTV!: Globo já teve trabalho e perdeu para concorrentes
UOL Esporte
01/03/2019 12h00
(imagem: Reprodução/Globo)
A RedeTV! ultrapassou a Globo e liderou a audiência por 14 minutos consecutivos durante a disputa de pênaltis na vitória do Corinthians contra o Racing, na última quarta-feira, pela Copa Sul-Americana. Não foi a primeira vez que a emissora carioca teve trabalho com suas concorrentes.
Leia também:
- Disney tem até fim de 2020 para concluir venda do Fox Sports
- Consolidado confirma liderança da RedeTV! sobre a Globo com Corinthians
- Após deixar ESPN, Gabriela Moreira é contratada pelo Grupo Globo
Durante o duelo de quarta, a média da RedeTV! com o jogo, transmitido em parceria com o serviço de streaming DAZN (detentor de transmissão da competição), foi de 10,1 pontos no Ibope. A Rede TV! ainda atingiu um share (número de televisores ligados por televisões sintonizadas) de 15,8% durante toda a partida. O pico da audiência foi de 16,3 pontos. A Globo, que transmitiu Palmeiras x Ituano, registrou média de 16,3 pontos e pouco falou sobre o jogo do Corinthians.
Jogos Olímpicos de Londres-2012
Um dos episódios que a emissora carioca foi superada pelas rivais aconteceu em 2012. A Record transmitiu com exclusividade a Olimpíada de Londres e bateu a Globo em algumas oportunidades. No dia 11 de agosto, a Record ficou na liderança isolada da audiência por mais de 11 horas. A média foi de 10 pontos, contra 7 da Globo.
Naquele dia, a emissora paulista transmitiu as finais do futebol masculino (Brasil x México), vôlei feminino (Brasil x EUA) e boxe masculino até 75kg (Esquiva Falcão x Ryota Murata).
Globo x Record também no futebol
Globo e Record também travaram uma batalha com o futebol no começo dos anos 2000. As duas emissoras exibiam diferentes jogos às quartas-feiras. Se uma transmitia uma partida, a outra evitava falar deste duelo e vice-versa.
Um dos exemplos foi na final da Libertadores de 2006, em 16 de agosto. A Globo transmitiu Internacional x São Paulo (mais cedo, já havia mostrado o amistoso Noruega x Brasil), enquanto a Record ficou responsável por Fluminense x Corinthians, pelo Campeonato Brasileiro.
A primeira menção da emissora carioca ao jogo do Brasileirão só aconteceu no intervalo da Libertadores, quando foram exibidos os três gols da vitória corintiana por 2 a 1. Depois, o narrador Cléber Machado só citou mais uma vez o placar da partida no começo do segundo tempo de Inter x São Paulo, assim como o de todos os outros jogos da rodada. De qualquer forma, a Globo levou a melhor na audiência: 47 pontos, contra 11 da Record.
Três finais e três derrotas da Globo
No passado, a Globo foi derrotada em três finais diferentes, segundo publicou o blog do Mauricio Stycer. Na decisão do Brasileiro de 1990, a Band anotou 29 pontos, contra 10 da emissora carioca na vitória do Corinthians contra o São Paulo.
Já na final da Copa do Brasil de 1995, entre Corinthians e Grêmio, o SBT levou a melhor contra a Globo e teve média de 42 pontos. Por fim, a vitória do Corinthians contra o Vasco na final do Mundial de Clubes de 2000 rendeu 35 pontos para a Band, contra 30 da Globo.
Sobre o Blog
A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.