Globo faz marcação cerrada à TNT na volta do Palmeiras à TV aberta
Desde 8/5 fora da TV aberta (a última aparição foi no jogo contra o San Lorenzo pela primeira fase da Libertadores), o Palmeiras finalmente fez sua estreia na Globo no Campeonato Brasileiro. Com isso, encerrou de vez a disputa que manteve com a emissora por conta da negociação dos seus direitos de transmissão do ciclo 2019/2024 na TV aberta e Pay Per View.
O amistoso da Seleção contra Honduras, hoje à tarde em Porto Alegre, veio a calhar para o canal. Com isso, a Globo decidiu exibir no sábado o confronto entre o alviverde paulista e o rubro-negro paranaense, e estragou de vez os planos de uma boa audiência para a TNT em São Paulo e no Paraná. O canal de filmes e séries do grupo Turner, que herdou os jogos do Brasileirão do descontinuado Esporte Interativo, sequer transmitiu a partida para a capital de São Paulo, onde a audiência é estratégica e chave para o mercado publicitário.
Consultada sobre as razões da não exibição da partida para a maior cidade brasileira, a Turner se limitou a informar que não "iria discutir questões contratuais e relação com os clubes". As emissoras só divulgarão os números de audiência dos jogos amanhã, segunda-feira. Só então será possível mensurar quais foram os impactos da marcação cerrada da Globo na audiência da plataforma da Turner.
A transmissão em si não teve nenhum grande atrativo. Começou após o término do "Caldeirão do Hulk" e a cerca de cinco minutos do apito inicial. Cleber Machado não teve tempo sequer para chamar os destaques dos repórteres, Thiago Ribeiro e Fabíola Andrade, e de Caio Ribeiro, o único comentarista escalado para o confronto. Esse fato chamou a atenção, pois não é comum ver apenas um profissional comentando partidas na Globo.
Caio, inclusive, fará jornada dupla nesse final de semana: estará ao lado da estreante Ana Thais Matos e de Galvão Bueno no debut da Seleção Feminina no Mundial da França – hoje, às 10h30. A transmissão é uma vitória das meninas que praticam o esporte mais popular do mundo.
Companheiro habitual de Caio nas transmissões globais, Casagrande comentará o amistoso da Seleção masculina ao lado de Roger e narração de Luís Roberto. Ao contrário do que se viu nos jogos do Palmeiras contra Fortaleza e Internacional, no Allianz Parque, e Santos, no Pacaembu, ontem a torcida preferiu comemorar a vitória e esquecer da Globo. Ao que tudo indica o acordo entre clube e empresa arrefeceu os ânimos dos aficionados verdes, que não xingaram o canal nos minutos finais do embate.
Câmera fora do ar
Quem esperava as ofensas da massa e uma possível reação a elas de Mauro Beting e André Henning no YouTube do Esporte Interativo também se frustrou. A imagem de Beting pedindo para que Henning interrompesse a narração no final de Palmeiras x Internacional para ouvir o coro raivoso da massa nem poderia se repetir. Dessa vez, não foi possível acompanhar ao vivo o trabalho dos profissionais durante a transmissão que o canal faz em sua página na plataforma de vídeos. O que se viu na tela foi um banner com o escudo dos times e uma chamada para a transmissão.
Em recente entrevista concedida ao jornalista (e pai) Hermano Henning, na última edição do "No Ar com André Henning" no canal Space, o narrador chegou a reclamar com bom humor da câmera que registra os gestos, movimentos e reações dos profissionais durante o trabalho. Ao ser questionado sobre a presença do equipamento na cabine, Henning disse que "incomodava bastante e que ele é daqueles que não gosta de ser filmado durante o trabalho". Coincidentemente, ou não, teve seu desejo atendido.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.