Topo

Aposta do DAZN, integrante do Desimpedidos usa games para aprender a narrar

Lucas Sarti

15/04/2019 04h00

Reprodução/Instagram

Em pouco mais de quatro meses, a plataforma DAZN, serviço de streaming com foco em transmissões esportivas, ultrapassou a marca de 1 milhão de inscritos em seu canal no YouTube. Cada vez mais conhecida do público brasileiro, a empresa, que atua no país desde dezembro de 2018, apostou suas fichas em uma parceria com o Desimpedidos, maior canal de futebol do YouTube nacional, para se consolidar.

Um dos principais rostos do Desimpedidos, o apresentador Henrique Pedrotti, de 24 anos, foi um dos escolhidos para bombar o DAZN. Antigo estagiário e "faz-tudo" no Desimpedidos, hoje 'Chicungunha' se arrisca como narrador.

Leia mais

"A pessoa que está aqui (no Desimpedidos), está procurando a nossa proposta. Quando estamos no DAZN, tem cara que assiste e não nos conhece. O DAZN acredita na proposta do Desimpedidos. Levamos nossa base de fãs para lá. Críticas sempre vão existir. De mil comentários, se tiver só 300 me mandando tomar no c… está tranquilo", comenta o bem-humorado Chico em entrevista ao UOL Esporte.

Presente em outros países, o DAZN encontrou seu maior sucesso no Brasil. Em seu canal no YouTube, a empresa conta com aproximadamente 1,115 milhão de inscritos, com 113 vídeos publicados. No perfil "DAZN USA", dedicado ao público norte-americano, existem apenas 76 mil inscritos, com 451 vídeos publicados. O perfil japonês do canal, onde o futebol rivaliza com o beisebol, tem 190 mil fãs.

Com alguns números modestos há dois meses, como as 67 mil visualizações do duelo entre Lyon e Monaco, a plataforma atingiu pico de 2,4 milhões na partida entre Racing e Corinthians, pela Copa Sul-Americana, que também foi transmitida na televisão aberta em parceria com a RedeTV!.

Iniciante na narração, Chicungunha fez todas as escolhas possíveis para passar bem longe do esporte. Desde criança, decidiu dedicar-se ao teatro, e ainda adolescente já participava de peças pelo Brasil. Quando tudo parecia se encaminhar para uma longevidade nas companhias de teatro, Chico passou a estagiar no Desimpedidos, quando o canal tinha 1 milhão de inscritos.

Acostumado com as críticas e com o público exigente das redes sociais, Chico realizou sua primeira narração no duelo entre Paris Saint-Germain e Bordeaux, em fevereiro.

"Desimpedidos é tipo uma torcida de futebol. Quando não tá indo bem os caras xingam. Quando tá indo bem eles apoiam, e xingam também pra melhorar. Crítica sempre vai ter, é f…! Tem cara que quer ver o jogo do Campeonato Italiano porque ele gosta. Tem cara que torce pro Barcelona, pro Real, chama de 'meu Real'. Ele acha inadmissível você fazer uma piada com o PSG. Tudo bem, se ele quiser me xingar, tá beleza. Mas é o meu jeito. Eu não sou narrador, estou aprendendo agora. Fred e Bolívia também. É tentativa e erro", diz Chicungunha, formado em Publicidade e Propaganda pela Faculdade Cásper Líbero.

Ao lado dos apresentadores Fred e Bolívia, Chicungunha relembra os perrengues que passou nas narrações com os amigos que, no DAZN, assumiram o papel de comentaristas.

"Quando rolou essa oportunidade no DAZN, comecei a assistir muito jogo, e também joguei videogame. Colocava o jogo no tempo máximo, um computador contra o outro. Fiz isso com PSG e Bordeaux. Coloquei a possível escalação e ficava olhando o narrador falar o nome dos jogadores. Campeonato Francês é de f… meio que não adiantou nada, porque o PSG entrou com um time misto. Tinha uns caras que eu nem conhecia", gargalha Chico.

O jovem amante do teatro, que ainda tem o sonho de se tornar ator de novelas, agora quer buscar um estilo de narração. "Quero aprender e consolidar um estilo (de narração) que nem tenho ainda. Não achei. Tem gente que gosta, bacana, que f…, mas tem gente que odeia, e ok. Quero que pensem 'vamos chamar o Chico pra esse jogo porque é a cara dele'. Quando o pessoal entender, 'ele é isso, ele é o engraçadão, o pentelho'. E quando alguém um dia quiser assistir um jogo no DAZN porque é o Chico que vai narrar", projeta.

Além da participação da equipe do Desimpedidos em narrações, o DAZN também cedeu parte de seus estúdios para a gravação de pré-jogos com outros youtubers famosos, como Thiago Asmar, FutParódias e Rudy Landucci.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.