Topo

Apresentadora do DAZN diz que transmissão com Mourinho foi uma surpresa

Debora Luvizotto

26/02/2019 06h20

Crédito: Reprodução/Instagram

A apresentadora Mariana Fontes fez sua estreia na transmissão do DAZN neste mês e, logo de cara, teve o desafio de ter como comentarista convidado ninguém menos que José Mourinho, português ex-técnico do Manchester United. Em entrevista para o UOL Esporte, ela detalhou como foi essa experiência, que contou também com a presença do ex-goleiro Júlio César.

"Foi uma surpresa, eu tinha a impressão de que ele era um cara seco, que não gostava muito de brincar. Já tinha conversado com o Júlio Cesar antes da transmissão e me disse que o Mourinho é realmente um cara direto, mas se solta quando se sente confortável. Eu fui vendo como eles conversavam e achei que a transmissão pedia um tom mais leve. Ele também comprou essa ideia. Daí, a gente foi levando assim, dessa maneira mais solta, aproveitando que eles já tinham esse entrosamento e acabou fluindo daquela maneira", contou a jornalista.

 

Atualmente sem clube, o ex-treinador do Manchester United participou das transmissões pré, intervalo e pós-jogos do River Plate-URU contra o Santos e, depois, de Corinthians x Racing-ARG, válidos pela Copa Sul-Americana. Na partida do Corinthians, a apresentadora passou por momento de apreensão.

"A hora em que eu me arrisquei um pouco mais foi em um momento que conversávamos sobre o Gustagol, pois ele tinha acabado de falar sobre jogadores que iam embora jovens do Brasil e elogiou muito a atuação do atacante do Corinthians. Logo na sequência da análise, eu perguntei se o jogador já estava pronto para a Europa. Naquele momento, eu pensei que ele pudesse dizer que tinha acabado de falar sobre isso e, para a minha felicidade, ele concordou. Disse que ia falar sobre isso, fiquei aliviada. Foi a única hora que achei que pudesse dar ruim para o meu lado", brincou.

Desde que saiu do Esporte Interativo em 2017, Mariana tem se dedicado a seu canal no YouTube, o "Segue o Baile", e agora também às transmissões do serviço de streaming. Ela vê com bons olhos essa mudança de como acompanhar jogos, que não é mais exclusividade da TV.

"Estou 100% focada no digital. Tenho trabalhado muito em meu canal e, ontem, a gente se tornou o primeiro a ser reconhecido pela ACERJ (Associação de Cronistas Esportivos do Rio de Janeiro), que ainda não tinha canal de YouTube filiado. Então, a gente percebe que as pessoas estão olhando de outro jeito. Dá para fazer jornalismo no YouTube e agora a gente está vendo que também dá para fazer transmissão", analisou.

 

O Facebook também passou a exibir jogos e, com isso, o público está se adaptando aos novos formatos de transmissão. Para Mariana, este era o caminho natural: "Primeiro a gente tinha transmissão somente pela TV, depois passamos a ter também a segunda tela; as pessoas estão vendo o jogo pela TV, mas estão participando também por qualquer rede social. Aí surge o DAZN, que [tem] a transmissão e a participação na mesma plataforma. Isso, para mim, é um caminho sem volta. Era isso que as pessoas estavam esperando. Daqui a diante, é cada vez mais a realidade da comunicação".

Há oito anos trabalhando com futebol, a apresentadora também comentou o machismo que ainda circula no meio esportivo. Mãe de Antônio, de 3 anos, ela contou que já perdeu algumas oportunidades profissionais depois da maternidade.

"Já melhorou muito, mas ainda estamos muito longe de uma realidade ideal. A gente ainda vê a escolha de um casting baseado no fator homem e mulher. Quando chega em uma cobertura ou coletiva normal em dia de treino, os homens ainda são maioria e chama atenção isso. Mesmo assim, acho que tem melhorado. Algumas coisas já não são mais aceitas, como o fato de preterir uma profissional só pelo fato de ser mulher. Embora isso continue acontecendo, mesmo que em uma escala menor, isso causa incômodo, o que já é um passo. Há um tempo, a gente simplesmente aceitaria. Se temos dois profissionais competentes, a escolha não pode ser baseada no gênero. Tem uma coisa errada e precisamos discutir isso. Acho que este é o momento".

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.