Topo

Globo analisa desgaste Conmebol x Facebook e estuda jogo quinta no SporTV

UOL Esporte

23/03/2019 07h20

A decisão da Conmebol de retirar a exclusividade de jogos da Libertadores do Facebook foi considerada um "alívio" na Globo, que já está em negociações para buscar os direitos dos jogos disponíveis.

A reportagem apurou que a emissora, já na tarde de ontem (22), se reuniu e acordou um alinhamento com o Fox Sports para ambos terem direitos as partidas que antes eram apenas da rede social.

O plano da emissora é conseguir pelo menos um jogo para transmissão no SporTV nas quintas. Novidades devem ser acordadas em reuniões com a Conmebol entre este fim de semana e o início da próxima.

Leia também:

O fim da exclusividade do Facebook para os jogos de quinta da Libertadores foi comemorado pela emissora carioca internamente. Executivos ouvidos se disseram "agradecidos a Deus" pela decisão da entidade.

Na avaliação desses executivos, a decisão era esperada, já que o serviço das transmissões do Facebook foi bastante criticado por torcedores nas redes sociais, e que o burburinho negativo faz muita diferença para a atual direção da confederação.

Tal decisão da Conmebol é bom também financeiramente para o SporTV, já que o canal consegue também vender espaços comerciais que não estavam previstos anteriormente para parceiros. Normalmente, essas "pós-vendas" são acima dos preços de tabela vendidos anteriormente, dando um lucro maior para a Globo.

Em nota ao UOL Esporte, o Grupo Globo afirmou, no entanto, que "se reserva o direito de não comentar discussões de natureza comercial".

"No ano passado, a Globo adquiriu dois dos quatro pacotes de transmissão da Libertadores oferecidos pela Conmebol, em concorrência aberta a todos os veículos. Consideramos o resultado da licitação muito satisfatório para o Grupo Globo, pois inclui transmissão de jogos nas TVs aberta e fechada e a possibilidade de opções distintas para diferentes praças, dando ao torcedor a possibilidade de acompanhar, ao vivo, a maior parte da trajetória dos times brasileiros na competição. O Grupo Globo estará sempre aberto caso surjam novas oportunidades de negócios, mas se reserva o direito de não comentar discussões de natureza comercial", diz o comunicado enviado à reportagem.

Vale ressaltar que a Conmebol terá que colocar a mão no bolso para concluir a mudança. Por questões contratuais, a confederação pagará uma espécie de indenização ao Facebook por tirar a exclusividade da plataforma.

Em seu primeiro ano na principal competição de futebol das Américas, o Facebook estava apostando bastante na transmissão da Libertadores. A rede social pagou um alto valor para a Conmebol e exigiu a escalação de jogos de times brasileiros às quintas, o que foi atendido pela entidade.

Estavam previstos transmissões de Flamengo e Palmeiras ainda na fase de grupos, e foi fechada uma parceria com o Fox Sports, nos moldes que o Facebook tem com o Esporte Interativo para a transmissão da Champions League. Mas as criticas do público, que teve dificuldades de acesso ao jogo, pesaram bastante na paciência curta da Conmebol e na atitude drástica.

A Conmebol já fechou acordo com o Fox Sports, e espera apenas um direcionamento interno da emissora esportiva para anunciar oficialmente a novidade, o que deve acontecer na próxima semana.

O ano que deveria ser difícil se tratando de Libertadores para a Globo, tem sido bom para o canal. O Grupo teria apenas jogos de terça e quarta na TV paga, e um jogo na TV aberta. Após negociar com a Conmebol, conseguiu o direito de duas partidas para o canal aberto, o que foi considerado uma grande vitória. Agora, terá mais jogos na TV por assinatura.

Pedro Ivo Almeida e Gabriel Vaquer
Do UOL, em São Paulo, e colaboração para o UOL

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.