Topo

Globo não confirma jogo do SPFC e cancela estreia de programa de Villani

UOL Esporte

05/02/2019 21h05

Gustavo Villani deve apresentar atração após o futebol na Globo, mas estreia da novidade é dúvida

A Rede Globo encara problemas logísticos e comerciais a pouco mais de 24 horas da estreia de sua jornada de futebol às quartas em 2019. Por um impasse com a Conmebol, a emissora nem sequer confirma a transmissão de Talleres (Argentina) x São Paulo pela Copa Libertadores e negocia com a confederação sul-americana uma solução para o caso.

O problema ocorre em função de a Conmebol ter informado à Globo que a publicidade a ser veiculada durante o jogo deve ser exclusivamente a de anunciantes da Libertadores e da entidade. O canal brasileiro, por sua vez, defende que os comerciais devem ser os seus – Itaú, Vivo, Casas Bahia, Ambev, Chevrolet e Hypera Pharma. As partes conversam desde o final da última semana, mas ainda não chegaram a um acordo.

Leia mais

Internamente, a Globo reclama que só foi avisada sobre a situação na última semana. Segundo o canal brasileiro, a Conmebol sinalizou durante várias conversas que a questão dos anunciantes não seria um problema. Em contato com a reportagem, executivos da TV ainda utilizaram o exemplo da Liga dos Campeões, quando a Uefa sinaliza tal proibição previamente e a Globo nem sequer inclui os jogos da Europa no pacote comercial do "Futebol 2019".

Para esta quarta, a diretoria comercial da Globo entende não ser possível cancelar a transmissão do jogo, já anunciado e tratado com a devida pompa – primeiro jogo do nobre horário de quarta-feira. A parte operacional da emissora, no entanto, estuda algumas possibilidades para "encobrir" os anunciantes da Conmebol, mas defende que não há como garantir o sucesso da operação em tão pouco tempo. O sinal teria que ser recebido e editado antes de ir para o ar.

Diante de todo o impasse, a Globo cancelou a estreia do programa Segue o Jogo, que seria apresentado por Gustavo Villani imediatamente após o apito final. Com dúvidas operacionais, optou-se por não ter o novo produto, que contaria com entrevistas e repercussões da partida.

Procurada pela reportagem para falar sobre o impasse, a Globo se limitou a dizer que "respeita e cumpre todos os seus contratos – com o mercado publicitário, com os clientes e com os detentores dos conteúdos de quem compramos os direitos, sejam eles exclusivos ou não", evitando maiores detalhes.

O UOL perguntou ainda se a transmissão de São Paulo x Talleres estava mantida, mas foi informada que nenhuma confirmação seria dada por ora. O mistério segue. E diante do impasse, a emissora optou por transmitir o jogo em seu site em uma medida de "segurança" para ter o jogo em alguma de suas plataformas.

A Conmebol não comentou o caso até a publicação desta matéria.

Bruno Grossi e Pedro Ivo Almeida
Do UOL, em São Paulo

Siga o UOL Esporte no

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.