Topo

13 x 7: divisão entre SporTV e EI pode deixar 182 jogos sem TV fechada

UOL Esporte

29/11/2018 16h35

 

Clássico Gre-Nal não tem transmissão prevista na TV fechada para 2019 (Foto: Lucas Sabino/AGIF)

O Campeonato Brasileiro terá uma novidade importante na próxima temporada: os jogos não terão mais transmissões exclusivas do SporTV na TV fechada. O que, a princípio, pode soar como uma diminuição de jogos graças à divisão entre o canal e o Esporte Interativo na verdade representará um aumento. Até 2018 o acordo com o SporTV previa transmissão de no máximo 76 partidas (duas por rodada, em média), e se isso for mantido os canais somarão 118 jogos com transmissão nas operadoras por assinatura, sem contar TV aberta e pay per view.

Apesar do aumento no número total, alguns jogos não poderão ocupar a grade da TV por assinatura se Globo e Esporte Interativo não negociarem. Com a definição de que o SporTV terá 13 clubes em 2019 (Atlético-MG, Avaí, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, CSA, Flamengo, Goiás, Grêmio e São Paulo, além de mais três entre América-MG, Chapecoense, Fluminense, Sport e Vasco, que lutam contra o rebaixamento)  e o Esporte Interativo outros 7 clubes (Atlético-PR, Bahia, Ceará, Fortaleza, Internacional, Palmeiras e Santos),  182 jogos ficam sem garantia de transmissão na TV a cabo a partir de 2019.

O Esporte Interativo já confirma a exibição de 42 partidas do Campeonato Brasileiro de 2019 nos canais TNT, Space e no aplicativo Esporte Interativo Plus, mas o Grupo Globo ainda não se manifestou sobre o assunto. O cardápio do SporTV terá 156 partidas disponíveis entre seus clubes, mas há a possibilidade de apenas 76 serem transmitidas. Caso a cláusula seja mantida, o número de jogos sem transmissão na TV fechada pode chegar a 262 entre 380 da competição, ou aproximadamente 69%.

O total de partidas no limbo dos canais fechados, sem possibilidade de transmissão pela quebra da exclusividade do SporTV, é de 182 jogos. Entre eles, os clássicos do Corinthians, exceto contra o São Paulo, não terão espaço na TV por assinatura. O mesmo serve para Palmeiras e Santos, sem ser o confronto entre eles, ou o clássico entre Grêmio e Internacional.

Mesmo aumentando o número de transmissão para 2019, até essa temporada, o SporTV tinha os 380 jogos, mas era obrigado a escolher somente 76 por temporada. A diferença principal é que a emissora poderia selecionar a partida que quisesse. Em 2019, a divisão de canais impede algumas opções.

Ao lado de Atlético-PR e Bahia, o Palmeiras ainda não assinou acordo com TV aberta e pay per view, o que reduz ainda mais a possibilidade de transmissão de suas partidas. Com isso, o jogo entre Palmeiras e Corinthians não tem nenhum tipo de transmissão prevista até agora.

Gabriel Carneiro e Leandro Carneiro
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.