UOL Esporte vê TV

"Já sofri e continuo sofrendo com racismo", diz Abel Neto

UOL Esporte

09/02/2018 17h52

Protagonista de campanha contra o racismo no Carnaval elaborada pela Uber, Abel Neto, repórter e apresentador da Globo, se disse vítima de discriminação pela cor da sua pele. Segundo o jornalista, o preconceito racial está presente em sua carreira até hoje em dia.

“Como todos os negros neste país, eu já passei, já sofri e continuo sofrendo com racismo e discriminação. Em estádios, por exemplo, nós somos xingados”, disse Abel.

Além do preconceito que enfrenta ao trabalhar em estádios, o jornalista também mostrou incômodo com a falta de representatividade que os negros têm de enfrentar no Brasil.

“Em um país em que mais de 50% se declara negra ou parda, o que me incomoda muito é entrar em um hospital e não ver um médico negro. Isso também ocorre nas grandes empresas, na televisão, em um agência de publicidade ou em um escritório de advocacia. Eu não vejo essa representação e gostaria que isso um dia acabasse, que o negro em uma posição de destaque não fosse mais uma exceção”, declarou.

Na campanha, Abel chama atenção para detalhes que antigamente passam despercebidos e que hoje têm seu caráter racista exposto, como a marchinha de Carnaval “O teu cabelo não nega”, do compositor Lamartine Babo.

Leia mais

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.

ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Ocorreu um erro ao carregar os comentários.

Por favor, tente novamente mais tarde.

{{comments.total}} Comentário

{{comments.total}} Comentários

Seja o primeiro a comentar

{{subtitle}}

Essa discussão está fechada

Não é possivel enviar comentários.

{{ user.alternativeText }}
Avaliar:
 

* Ao comentar você concorda com os termos de uso. Os comentários não representam a opinião do portal, a responsabilidade é do autor da mensagem. Leia os termos de uso

Escolha do editor

{{ user.alternativeText }}
Escolha do editor

Mais UOL Esporte vê TV

Topo