Como a Globo vai fazer para mostrar os Jogos Pan-Americanos da Record
Os Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), que começam no próximo dia 10, terão uma cobertura discreta da Rede Globo. E o motivo para isso é bem simples. Os direitos de transmissão em TV aberta são de exclusividade da Record, que não aceitou negociá-los, assim como já ocorrera em 2011, em Guadalajara (MEX).
Nem mesmo o fato de o SporTV – empresa do grupo Globosat – ter os direitos de transmissão na TV fechada após aceitar pagar R$ 60 milhões a Record por este Pan e pelo de 2019, permitirá à gigante carioca exibir trechos de competições em sua programação, como acontece com outros eventos.
A Globo informou ao UOL Esporte que "vai acompanhar factualmente nos telejornais o desempenho e a conquista de medalhas dos atletas brasileiros nos Jogos, mas sem poder exibir imagens das competições, por não ser detentora dos direitos de transmissão da competição".
Durante o Pan de Guadalajara-2011, que também não transmitiu, a Globo ilustrou muitas conquistas de brasileiros usando fotos e até se envolveu em uma guerra com a Record por exibir imagens da competição cedidas pela Associated Press, sem o logo da concorrente.
O Pan é tratado em segundo plano pela Globo e nem mesmo seu grupo de comentaristas – intitulado Time de Ouro, e que conta com nomes como Hortência, Daiane dos Santos, Fabi, Giba, Flávio Canto e Maurren Maggi – será usado ao longo da cobertura.
O UOL Esporte apurou que mesmo sem os direitos, a Globo mandará duas equipes de reportagem ao Canadá. A cobertura in loco será de responsabilidade de Pedro Bassan e de Edson Viana. O trabalho será focado totalmente fora das áreas da competição, assim como aconteceu na Olimpíada de Londres, em 2012.
Em 2016, a Globo não terá problemas para cobrir a Olimpíada, afinal é a dona dos direitos de transmissão e uma das parceiras do Comitê Organizador.
A emissora carioca, aliás, foi a primeira a exibir imagens dos mascotes e seus nomes foram revelados durante o Fantástico.
Fábio Aleixo
Do UOL, em São Paulo
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.