Topo

Galvão segue seleção, e Globo congela transmissão com "bagunça" na F-1

UOL Esporte

26/03/2015 06h00

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

Principal novidade da Globo para as transmissões da temporada 2015 da Fórmula 1, o modelo usado na primeira etapa do circuito, com estúdio, convidados e até o ex-piloto Raul Boesel como DJ, não vai se repetir no próximo fim de semana. Sem Galvão Bueno, que vai seguir a seleção brasileira de futebol em amistosos contra França (nesta quinta-feira, na França) e Chile (no domingo, na Inglaterra), a emissora decidiu retomar o seu modelo tradicional no automobilismo.

A Globo ainda não anunciou oficialmente a escala de profissionais para domingo, mas Galvão viajou para acompanhar os jogos da equipe de Dunga. Como a emissora definiu que nenhum narrador fará jornada dupla, outro locutor será responsável pelo Grande Prêmio da Malásia, que começará às 4h (de Brasília) de domingo.

dunga rindo - Bruno Domingos/ Mowa Press - Bruno Domingos/ Mowa Press
Imagem: Bruno Domingos/ Mowa Press

Assim como aconteceu no GP da Austrália, que abriu a temporada da Fórmula 1, apenas o repórter Marcelo Courrege estará in loco – o restante da equipe transmitirá o evento do estúdio. A diferença é o formato: sai o estilo talk show adotado na prova inicial, volta o tom de anos anteriores.

Exibido logo depois do "Altas Horas", o GP da Austrália teve participações de atores (Marcello Antony e Thiago Rodrigues), do ex-jogador de vôlei Giba e da piloto de Stock Car Bia Figueiredo, além de Boesel (que já passou por Fórmula Indy e Fórmula 1) e da equipe tradicional da Globo (Galvão Bueno, Reginaldo Leme e Luciano Burti).

lewis hamilton - William West/AFP - William West/AFP
Imagem: William West/AFP

Com tantas presenças, todo o tom da transmissão mudou. A Globo apostou em mostrar muito o estúdio e na forte condução de Galvão Bueno. "Pela primeira vez o pessoal está vendo a bagunça da nossa papelada", disse o narrador durante a prova.

A "bagunça" voltará a ficar escondida no domingo. A Globo já havia concebido o modelo usado no GP da Austrália para ser sazonal – prova disso é que o programa usou equipe do "Corujão do Esporte" – e ainda não tem previsão de quando ele será retomado.

O uso do modelo de talk show na transmissão da Fórmula 1 depende fundamentalmente da presença de Galvão Bueno. O modelo foi pensado para o narrador titular e só deverá ser adotado em etapas em que ele estiver disponível.

Às 11h do próximo domingo, depois do GP da Malásia, a Globo exibirá o amistoso Brasil x Chile. A jornada esportiva da emissora ainda terá a rodada dos Estaduais de futebol, com início previsto para 16h.

Guilherme Costa e Juliana Alencar
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.