Topo

Nova versão da Globo para F-1 deixa Massa em segundo plano e “abraça” Nasr

UOL Esporte

15/03/2015 13h27

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

No dia em que a Rede Globo resolveu dar um clima mais intimista para sua transmissão da Fórmula 1, em uma apresentação dentro estúdio e com a direito a bancada para o narrador, Galvão Bueno, e os comentaristas Reginaldo Leme e Luciano Burti, além da presença de convidados, o tom foi ditado pela empolgação com a estreia de Felipe Nasr. E Felipe Massa acabou ficando em segundo plano, apesar do quarto lugar no GP da Austrália.

A nova roupagem da transmissão visa uma aproximação com o público, ao mesmo tempo em que distancia narrador e comentaristas da prova, uma vez que é feita no Brasil e não na cabine in loco. "Pela primeira vez o pessoal está vendo a bagunça da nossa papelada", divertia-se Galvão quando a tela se dividia entre a corrida e o registro do trabalho do trio.

Teve um pouco de tudo na madrugada, como agradecimento ao CEO da empresa que controla os direitos comerciais da categoria, Bernie Ecclestone, pela permissão especial de dividir a tela entre imagens da corrida.

Só faltou os convidados entrarem na festa. Logo de cara, o ex-jogador de vôlei Giba, um dos presentes ao lado dos atores Marcello Antony e Thiago Rodrigues, do ex-piloto e DJ Raul Boesel e a piloto da Stock Car Bia Figueiredo, admitiu ser "daqueles que pararam de acompanhar a Fórmula 1 depois da morte de Senna". Galvão contornou a situação apenas questionando-o sobre questões relacionadas ao vôlei pelo restante da transmissão.

Boesel, dividido entre as perguntas e as pick-ups, também não ajudou o narrador. "Vocês estão falando da evolução da Ferrari, mas o que impressiona é o que a Mercedes está fazendo", salientou o ex-piloto da F-1 e F-Indy.

Antony, por sua vez, quando perguntado se acreditava que Massa poderia chegar em Sebastian Vettel após perder a terceira posição para o alemão nos boxes, foi sincero: "só se ele tiver um problema técnico". Foi o gancho para, quando o brasileiro ensaiou uma recuperação nas voltas finais, Galvão não perdoar: "olha Antony, ele está chegando!" A previsão do ator, contudo, prevaleceu no final.

Mesmo tendo a segunda melhor estreia da carreira, Massa ficou em segundo plano e sequer teve sua entrevista transmitida ao vivo. Isso porque, mais do que convidados e cenário novo com direito a carro de F-1 estilizado, a grande estela da transmissão foi Felipe Nasr. O piloto da Sauber recebeu uma chuva de elogios. "Ele está andando mais que a Red Bull. Chegar em quinto com esse carro da Sauber é como se fosse uma vitória!", comparou Galvão. E Bia também se empolgou: "Ele está andando na frente de vencedores da F-1 em sua corrida de estreia!"

Ao final da prova, o repórter Marcelo Courrege registrou o momento em que Nasr era cumprimentado por seu tio e mentor, Amir, antes mesmo do piloto se dirigir ao local onde concederia as entrevistas. Com a emoção do brasiliense e a festa de sua família, em sua maioria vestindo camisetas amarelas, o clima de Copa do Mundo e de nascimento de um novo ídolo não poderia estar mais presente. "Foi o azul do cenário, que também está no carro de Massa e de Nasr, que deu sorte", observou Galvão, que já emendou a expectativa para a próxima etapa. "Ter os Felipes brasileiros em quarto e quinto é pra vibrar muito, é para ficar muito feliz e se preparar para a próxima corrida, na Malásia".

Julianne Cerasoli

Do UOL, em São Paulo

(Crédito: Reprodução)

(Crédito: Reprodução)

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.