Topo

Lembra dela? Mãe de Carol Portaluppi e ex-Renato Gaúcho foi âncora na TV

UOL Esporte

19/03/2015 06h00

Sempre que se fala da modelo Carol Portaluppi, 20, invariavelmente a frase "filha de Renato Gaúcho" vem logo em seguida. Porém, poucos se sabem quem é a mãe, que teve destaque na TV como apresentadora de telejornais na extinta Rede Manchete e na Record, nos anos 90. A jornalista Carla Cavalcanti cuida hoje de uma assessoria de imprensa e é responsável pela comunicação de algumas empresas.

Carla afirma que no momento em que passou a ser alvo da mídia (teve um relacionamento justamente com Renato Gaúcho, que vivia seu auge no campo), deixou a carreira na TV. "Não achei correto continuar dando notícias quando virei notícia", diz ela, que se recorda da ascensão que teve na carreira.

"Comecei como apuradora, trabalhando durante a madrugada da TV Manchete, cobrindo eventos sociais e, por vezes, éramos (eu e minha equipe)
chamados para mudar a pauta na última hora. Íamos cobrir algum crime que por vezes ocorria. Confesso que era bem difícil ver de perto aquelas
chacinas, mas tínhamos que fazê-lo".

A jornalista diz apreciar as mudanças que ocorreram no formato de apresentação dos telejornais na TV brasileira. "Acho maravilhoso. Já naquela época, vinte e tantos anos atrás, eu já me arriscava a fazer comentários fora do script, do que havia sido escrito. Ainda bem que as coisas mudaram e espero ainda ver uma postura mais próxima ainda do real junto ao público. Quanto aos apresentadores, de verdade, em geral vejo grandes profissionais cada vez mais afinados e preparados para apresentar".

Ela recorda que depois dessa fase inicial passou a ser apresentadora e âncora de telejornal. "Mas antes fui repórter, fiz de tudo um pouco na TV. Foi uma das fases de maior felicidade da minha vida. Na própria TV Manchete era âncora do jornal Edição da Tarde, mas era designada para todos os telejornais da TV Manchete. Fazia a apresentação de eventos como Carnaval, Especiais de Final de ano etc. Além disso, apresentei o jornal local da TV Record, apresentava cinco programas na TVE. Fui convidada para a TV Globo, para cobrir férias da apresentadora do RJ TV. Mas preferi não aceitar o honroso convite".

Quando Carla ficou grávida, Renato Gaúcho atuava pelo Flamengo e a história acabou na imprensa. Isso por conta da relação extraconjugal do jogador, que era casado com Maristela Bavaresco.

A jornalista conta que a sua relação atual com Renato Gaúcho é de amizade e que sempre optou pela discrição. Por isso não costuma aparecer ao lado da filha. "Fiz essa opção faz algum tempo. Sou muito na minha depois que saí de televisão". Mas nem por isso a sua relação é de distância com a filha. "A nossa relação é de amor profundo. Criei sozinha desde que nasceu. O apego fica maior".

Ela conta que a escolha da filha, que está cursando jornalismo, tem o seu apoio, com ressalvas. "Apenas aviso que nossa profissão exige muito trabalho e nem sempre o retorno financeiro é o que esperávamos quando estávamos cursando a faculdade".

O fato de a filha ter ganhado fama ainda na adolescência trouxe algumas preocupações "Elas fazem parte da minha rotina desde que ela estava na minha barriga! Não tem como ela se esconder o tempo todo. Só tem que saber dosar a exposição e para isso ela é bem assessorada. Ela é bem centrada, não se deslumbra fácil, sabe o que quer. A fama é algo que com o tempo ela vai se familiarizando. Ela é querida pela mídia e sabe respeitar o poder da imprensa".

Ainda assim, Carla garante aconselhar a filha e confessa que às vezes pega em seu pé. "Sou mãe chata. Aquela que quer dar conselhos o tempo todo (…) Mas ela tem de aprender a traçar o próprio caminho. Não tem jeito. Já tive ciúmes demais. Estou menos ciumenta agora, mas ainda sinto, não é fácil ser mãe de uma filha linda e cada vez mais famosa".

Solteira, Carla se diverte e afirma que espera se casar um dia. "Estou solteiríssima. Mas ainda vou me casar, nem que seja bem velhinha
(risos)".

LUIZA OLIVEIRA E
VAGNER MAGALHÃES
DO UOL, EM SÃO PAULO

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.