Topo
UOL Esporte vê TV

UOL Esporte vê TV

Torcedores detonam Sportv/Globo por mudar nome e brasão do Red Bull em jogo

UOL Esporte

25/01/2015 20h09

Red Bull Brasil comemora o acesso para a elite do Paulista, no ano passado - Divulgação
Red Bull Brasil comemora o acesso para a elite do Paulista, no ano passado
Imagem: Divulgação

Uma das expectativas geradas pelo acesso do Red Bull Brasil à elite do futebol paulista, em 2015, foi em torno da postura da Rede Globo com o time.

A emissora costuma alterar o nome de equipes apoiadas ou geridas por empresa – a própria escuderia Red Bull, na Fórmula 1, é muitas vezes chamada por locutores e comentaristas de RBR, sigla para Red Bull Racing. Isso também acontece com equipes de vôlei que têm empresas em seus nomes oficiais, mas Globo e Sportv só identificam os times pelos nomes dos clubes, ou das cidades.

A dúvida quanto ao Red Bull Brasil começou a ser tirada neste domingo (25), no amistoso da equipe contra o Palmeiras no Allianz Parque. O Sportv, que transmite o jogo ao vivo, adotou o nome "RB Brasil" e apagou a inscrição "Red Bull Brasil" do escudo da equipe.

Em abril do ano passado, o próprio clube demonstrava preocupação com eventuais problemas de identificação.

"O clube foi fundado em 2007 com o nome do Red Bull Brasil futebol e esse é o nome do clube, é o que vai no escudo, na tabela das competições, regulamentos, é uma coisa simples.  O clube só precisa ser visto com o nome de batismo", disse Thiago Scuro, diretor de futebol do clube, em entrevista ao UOL Esporte, sem citar diretamente a Globo.

"Isso [não chamarem pelo nome] de certa forma incomoda atletas e comissão técnica, porque é o trabalho deles não está sendo divulgado da forma que deveria, isso deixa eles de desapontados. Eles jogam no Red Bull Brasil e qualquer alternativa denominada ao nosso nome é injusto. É uma questão de autoestima", completou, na época.

A reação dos internautas à postura da Globo/Sportv também não foi favorável, que também cornetaram o Sportv por chamar o Allianz Parque de Arena Palmeiras. Veja algumas críticas:

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.