Topo

Neto de Luciano do Valle inicia carreira como jornalista: “Herdei o dom”

UOL Esporte

24/04/2014 12h00

lucianodovalle
 

Luciano do Valle morreu aos 66 anos e deixará saudades para os fãs de esporte. Aos admiradores do seu trabalho na televisão, restou ao menos um consolo. O neto do narrador, Paulo do Valle, está no início de sua carreira como jornalista esportivo e quer levar adiante o legado do avô.

Paulo tem 23 anos e é repórter da rádio e da TV Bandeirantes de Campinas. Mesmo iniciante na carreira, ele esbanja confiança ao dizer que herdou o talento da comunicação e que pretende levar o nome da família no jornalismo a partir de agora.

"Com certeza, acho que herdei o dom, é uma questão de genética, de que alguém teria que seguir o legado dele. Não teria como parar nele, seria muito pouco parar nele. Eu acredito que o dom passa de geração em geração, ainda mais que ele teve três filhas mulheres e só depois de velho teve um menino de três anos, então isso acabou passando para mim de forma inconsciente".

"Mas não pretendo superá-lo, acho impossível e ninguém me jogou essa responsabilidade. Quero trilhar meu caminho, e o sucesso será uma consequência disso".

Por enquanto, até por ser o neto mais velho, Paulo é o único da família que seguiu os passos de Luciano no jornalismo. O desejo começou ainda criança quando viu a Copa de 1994 ser narrada pelo avô. Aos dez anos, já sabia qual seria a sua profissão.

Paulo começou a carreira aos 19 anos como estagiário da Rádio Brasil, em Campinas. Em seguida, se tornou setorista da Ponte Preta, função que ocupa até hoje, porém em outro veículo: a rádio Bandeirantes.

O jornalista admite que o sobrenome famoso tem ajudado sua vida profissional, mas afirma que não conseguiu o emprego a pedido de Luciano. "Não tenho dúvidas de que ajudou sim, mas em nenhum momento ele me indicou para algum lugar. Ele não chegou na Band 'contrata meu neto em Campinas'. A influência nunca foi direta, mas não tenho dúvidas de que o nome pesa".

Ele diz que o maior aprendizado com o avô foi a simplicidade e que o parente famoso não dava muitas dicas técnicas: 'dizia apenas para não gritar, que o rádio não tem que ser gritado, tem que colocar a voz'.

Paulo não pretende seguir os passos do avô na narração, mas já sonha alto. Quer deixar a cidade de Campinas e se tornar apresentador de televisão. Em seu blog na internet, o Valle Tudo, está prestes a lançar um programa de entrevistas semanais. O ex-jogador e comentarista Neto será o primeiro entrevistado.

Paulo diz que a morte do avô, ao invés de desanimá-lo, deu ainda mais força para seguir a profissão. Os maiores incentivos vêm dos familiares e das palavras de profissionais do meio esportivo, como Neto e o narrador Téo José.

"Infelizmente a morte dele aconteceu agora de forma precoce. Estou numa ascensão, na mesma emissora que ele. A ausência dele me encoraja mais, muitos vieram falar comigo 'você que vai tocar, você que vai levar o nome dele. Agora é você. Tenho certeza que é você'. Tias, avós, familiares, amigos, pessoal do meio como o Neto e o Téo José", disse ele, que afirma não sentir o peso da pressão.

"Acho que a responsabilidade é grande, mas ainda não me bateu um peso, estou muito tranquilo. Estou feliz de ser essa pessoa escolhida para tocar esse legado".

luneto

Ainda criança, neto de Luciano do Valle (e) se diverte com o avô em praia

Por Luiza Oliveira

Créditos: Arquivo pessoal

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.