Topo

Matemático Oswald de Souza se aposenta do Fantástico: "missão cumprida"

UOL Esporte

09/12/2013 06h00

Oswald

Conhecido por fazer suas contas de matemática para as probabilidades de rebaixamento, Libertadores e títulos dos clubes do Brasileirão, o matemático Oswald de Souza se aposentou. O anúncio foi feito durante o programa Fantástico, da Globo.

"Muito importante. Tinha de ser aqui, tinha de ser aqui do lado dela (a zebrinha). Eu fico muito satisfeito do pioneirismo do meu trabalho, de constatar que isso serve como ferramenta de apoio para as transmissões esportivas e para o jornalismo em geral. Foi uma missão muito comprida, 40 anos, mas bem cumprida, sempre preservando o padrão Globo de qualidade. Valeu a pena e, sim, esse é meu jeito", falou Oswald.

Antes mesmo de começar a fazer as contas sobre as chances de título dos times do Brasileirão, o matemático participava do programa da Globo para calcular quantas pessoas sairiam vencedoras na Loteria Esportiva.

Oswald completou, em 2013, 40 anos de participações no Fantástico. Hoje apresentador do programa, Tadeu Schmidt ainda brincou com o fato do matemático ter começado na atração no mesmo ano em que ele nasceu.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.