Topo

Globo prioriza papa, desloca F-1 e recompensa parceiros

UOL Esporte

26/07/2013 06h00

Crédito da foto: AP Photo/Luca Bruno

A passagem do papa Francisco pelo Brasil exigiu uma série de mudanças na grade esportiva da TV Globo. O canal aberto deixará de exibir ao vivo o Grande Prêmio da Hungria de Fórmula 1, que será realizado às 9h do próximo domingo (horário de Brasília). Em vez disso, a emissora transmitirá um VT da prova e recompensará os parceiros comerciais.

O papa Francisco chegou ao Rio de Janeiro no dia 22 de julho, e a previsão é que ele retorne ao Vaticano no dia 28. O pontífice celebrará no domingo a Missa de Envio da Jornada Mundial da Juventude de 2013.

A missa tem início agendado para 10h, e a presidente da República, Dilma Rousseff, deve estar presente. A Globo exibirá o evento ao vivo.

A Fórmula 1, por causa disso, será deslocada para o fim da noite de domingo. A Globo exibirá um VT completo depois da série "Revenge" – o início da transmissão da prova está previsto para 23h55.

Por causa disso, os patrocinadores das transmissões da Fórmula 1 devem ser recompensados. A Globo vendeu seis cotas para 2013 (Mastercard, Petrobras, Renault, Santander, Nova Schin e TIM). Segundo o "Meio & Mensagem", cada uma dessas companhias desembolsou R$ 192,5 milhões pelo pacote.

A cota de patrocínio à Fórmula 1 inclui comerciais nas transmissões de provas e treinos e inserções durante a programação esportiva da Globo, por exemplo. Segundo o UOL Esporte apurou, a emissora dará mais espaços aos parceiros para compensar a mudança no horário da exibição da corrida.

Nos últimos dez anos, a audiência da Fórmula 1 despencou 55% na Globo. A emissora teve média de 8,6 pontos no Ibope com as corridas em 2012 (cada ponto equivalia a 60 mil domicílios sintonizados na Grande São Paulo, região que serve de referência para o mercado publicitário).

Em 2013, as três melhores audiências da Globo com a Fórmula foram registradas às 9h de domingo. A emissora atingiu dez pontos no Ibope com os GPs de Mônaco e da Espanha e nove pontos com a prova do Bahrein (neste ano, após correção no Ibope, um ponto passou a representar 61.952 domicílios).

A faixa em que a Globo colocará a F-1 no próximo domingo é a mesma que foi ocupada neste ano pelo reality show "The Ultimate Fighter". O TUF teve média de oito pontos no Ibope.

Oficialmente, os cotistas da Fórmula 1 na Globo rechaçam problemas com a mudança. "O patrocínio vai além da transmissão ao vivo da corrida. O Santander entende que situações como essa são pontuais e não comprometem a parceria", disse o banco em comunicado oficial enviado ao UOL Esporte.

Para evitar reações adversas, contudo, a Globo vai recompensar os parceiros. No entanto, as marcas ainda não foram informadas sobre o modelo dessa reposição.

A corrida do próximo domingo será a quarta que a Globo deixará de exibir ao vivo nos últimos cinco anos. Em 2013, a emissora já cortou o sinal do GP do Canadá para mostrar um amistoso entre Brasil e França antes da Copa das Confederações.

Exibição na TV fechada

Além do VT na rede aberta, as Organizações Globo mostrarão o GP da Hungria na TV fechada. A prova será exibida ao vivo pelo canal SporTV.

Entretanto, a transmissão no canal pago não servirá para compensar os patrocinadores da rede aberta. Será um pacote limpo, e o SporTV poderá vender comerciais exclusivos para o evento.

A transmissão de domingo foi acertada em conversa das Organizações Globo com a FOM (Formula One Management). Foi apenas um acerto pontual para o GP da Hungria, e o valor do negócio é mantido em sigilo.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.