Topo

Após saída de Sálvio, ESPN tem árbitra assistente comentando sobre VAR

UOL Esporte

26/04/2019 13h42

Reprodução/ESPN Brasil

Sem um comentarista de arbitragem após a saída de Sálvio Spinola, novo contratado do Grupo Globo, a "ESPN Brasil" convidou Renata Ruel, árbitra assistente da Federação Paulista de Futebol (FPF), para falar sobre o árbitro de vídeo (VAR), novidade do Campeonato Brasileiro.

Durante o "ESPN Bom Dia" desta sexta-feira, Ruel se declarou a favor do árbitro de vídeo. Usando o gol anulado de Deyverson na semifinal do Paulista como exemplo, a convidada ressaltou a importância da tecnologia.

"Eu acho que a tecnologia é uma realidade no mundo como um todo. O VAR faz parte do futebol, veio para ficar. Eu sou a favor do VAR porque a tecnologia ajuda em algumas decisões. Esse lance do Deyverson, que era um pezinho à frente, o assistente jamais vai enxergar aquilo em campo. É surreal você enxergar aquele pezinho no campo de jogo e dar o impedimento. Então, nesse sentido, veio para ficar", falou Renata.

Leia também

Godói: Será que os árbitros vão cumprir e exigir que novas regras sejam cumpridas?
CBF escala árbitros experientes para comandar VAR na estreia do Brasileirão

Mesmo assim, ela ressaltou que as imagens em câmera lenta não devem ser utilizadas pelo árbitro de campo, caso precise checar algum lance no monitor.

"O VAR entra muito em erros claros e óbvios. Foi pênalti ou foi fora da área? É claro. Tem uma câmera ali que te mostra. Agora, em relação a lances interpretativos, a regra também dá essa brecha. Tem um trecho que fala: 'Segundo a opinião do árbitro'. Muitos lances acabam sendo interpretativos e aí você vai interpretar dentro de campo de uma forma e fora do campo, de outra. O que eu acredito muito e está no protocolo do VAR: Não olhar a imagem em câmera lenta. Olhar na velocidade real. É diferente o campo de jogo e a imagem na TV. Isso a gente tem que estar muito atento", explicou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.