Topo

Arnaldo e Galvão choram em homenagem a comentarista antes de jogo do Brasil

UOL Esporte

20/11/2018 17h36

(Crédito: Reprodução)

A transmissão da Rede Globo para o amistoso Brasil 1 x 0 Camarões nesta terça-feira (20) marca o adeus de Arnaldo Cezar Coelho à equipe da emissora. Depois de 29 anos na função de comentarista de arbitragem, Arnaldo recebeu uma homenagem dos companheiros no início da transmissão.

Logo de cara, Galvão Bueno chamou o ex-árbitro de "meu amigão, meu parceiro". A primeira ideia foi utilizar Arnaldo para anunciar a novela O Sétimo Guardião, exibida pela emissora.

"Arnaldo é um dos maiores noveleiros que eu conheço", brincou o narrador, começando um quiz da novela com o amigo. Mais tarde, a pedido do próprio Galvão, os dois escalaram os atores da obra exibida às 21h.

Leia também:

Arnaldo, porém, errou a pronúncia do nome de Bruno Gagliasso. "Errei de propósito para você corrigir. A vida toda foi assim", justificou-se a Galvão, em meio a risadas.

Em seguida, a transmissão da Globo apresentou um vídeo relembrando a trajetória de Arnaldo como comentarista de arbitragem da emissora, iniciada em 1989. Desde então, o ex-juiz esteve nas Copas do Mundo de 1990, 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.

Em meio às lágrimas após as imagens, Galvão deixou os elogios para os demais comentaristas.

"Para mim, é um privilégio ter trabalhado com o Arnaldo e ser amigo. Sou fã do Arnaldo como pessoa, como profissional, e sou admirador da família que o Arnaldo tem. O Arnaldo sempre vai ser um companheiro", disse Walter Casagrande Júnior.

"Eu vou ligar para ele no meio da transmissão para dizer: 'Pode isso, Arnaldo?'. Quero ver o que ele vai dizer", brincou Galvão, ainda emocionado.

"Além de termos feito uma amizade muito grande, muito bonita, das nossas famílias, nós nos falamos quase todo dia nesses 30 anos em que estamos juntos. Eu aprendi muito com você. Você me ensinou muito. Você me ensinou a ser um pouco mais paciente em determinados momentos, nessa mistura de chutar baldes e engolir sapos, me fez engolir um pouco mais de sapos. Cara, vai fazer uma falta muito grande, mas vai estar sempre aqui no coração", acrescentou mais tarde o narrador.

Arnaldo disse sair de cena com o dever cumprido: "Galvão, quando comecei a comentar na televisão 29 anos atrás, eu me propus a comentar de forma mais didática, porque era o esporte mais jogado no Brasil e pouca gente sabia de regra. Hoje, o meu dever está cumprido. Todos nós aprendemos um pouco mais de regra, discutimos um pouco mais de regra. No esporte e na nossa vida, a regra é clara, tem que ser clara".

Por fim, Galvão Bueno só lamentou o momento em que o ex-árbitro está deixando a cena, em um momento crítico para a arbitragem brasileira, em clara referência aos erros cometidos recentemente em competições nacionais.

"Você sai num momento que era importante você ficar, porque não me lembro um momento na arbitragem brasileira, de erros absurdos, de falta de comando, mas acima de tudo, de falta de educação esportiva, de falta de educação enquanto cidadão de jogadores, de técnicos, de dirigentes. Você tem que continuar falando sobre isso", pediu o narrador. "Nós temos que dar um choque de autoridade, e principalmente, acabar com a impunidade", concluiu Arnaldo, com o amigo concordando logo após.

Com o sinal da transmissão do jogo já aberto, o repórter Tino Marcos também fez sua homenagem. "Fica a nossa alegria por quem deixou o apito e o microfone, e quem deixou o apito e o microfone no mais alto nível", destacou.

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.