Topo

Na Fox, Vanessa Riche comandará "projeto inovador" com narradoras

UOL Esporte

16/02/2018 07h44

(Crédito: FOX Sports Brasil/Divulgação)

Vanessa Riche volta a trabalhar na TV nesta sexta-feira (16), mas você ainda não a verá nas telas.

Contratada pela FOX Sports após deixar o SporTV em dezembro, a apresentadora será a responsável por comandar um novo projeto da emissora: o Narradoras, que selecionará mulheres para narrar jogos da Copa do Mundo de 2018. Nesta sexta-feira, Vanessa participará de sua primeira reunião com a equipe do programa.

"Venho conversando com eles desde o ano passado – um namoro bem legal, saudável. Fiquei muito feliz com o projeto. É um projeto inovador. Tem tudo a ver com o empoderamento, o momento que a mulher vive hoje", contou a apresentadora por telefone ao UOL Esporte.

A procura por talentos não é novidade para a apresentadora, que dá aulas e promove media training. "Foi assim que aconteceu com a Fernanda Gentil. Quando conheci, pensei: 'Caramba, que garota talentosa'. Há outras mulheres no Brasil que talvez não tenham coragem, oportunidade", acrescentou a jornalista.

Ainda não está definido como será o aproveitamento das concorrentes do programa. O que se sabe, por enquanto, é que as eleitas devem ganhar espaço no segundo canal do grupo no Brasil.

"A ideia é que o FOX Sports 2 tenha uma cobertura predominantemente feminina", adiantou Vanessa, que espera a primeira reunião com a equipe "para tomar pé" do que já foi definido. "Sou eu que vou formatar esse projeto. Quero ver o que eles formataram até o momento", explicou.

O projeto, porém, não vai ser a única novidade do FOX Sports envolvendo Vanessa Riche. Durante a Copa do Mundo, a apresentadora será responsável por um novo programa na grade. A atração também deve ganhar detalhes a partir desta sexta-feira – dois dias após o fim das negociações entre as duas partes.

E nem mesmo a negociação durante o Carnaval tirou o bom humor de Vanessa Riche – que, mesmo fora do SporTV, segue trabalhando para a Rádio Globo. "Saí (do SporTV) em outubro, e em dezembro comecei a conversar (com a FOX), entre o Natal e o Ano Novo. A gente concluiu a negociação de fato no Carnaval", explicou, rindo. "Mas foi bom."

Polêmica não atrapalhará projeto

Antes mesmo de Narradoras ir ao ar, o projeto já encarou um obstáculo. No começo de fevereiro, a agência BluemoonKN anunciou um processo seletivo para o programa. O anúncio, porém, pedia fotos de corpo inteiro das candidatas, o que gerou polêmica nas redes sociais.

Questionada, a emissora diz que não conta com a captação de nenhuma agência para o programa. A BluemoonNK, por sua vez, emitiu nota e lamentou o ocorrido, justificando o pedido de fotos – segundo a empresa, para garantir um casting diverso para um suposto reality show.

Indagada a respeito, Vanessa Riche disse acreditar que o incidente não deverá afastar as interessadas em concorrer à vaga.

"Tudo depende da maneira como a gente quer colocar as coisas, como a gente vai colocar as coisas no ar, como isso vai ser visto. Eu não me envolveria em um projeto que não tivesse preocupação com isso. Quando eu fui para o SporTV (em 2004), fui para um canal predominante feito por e para homens. Sei o quanto me custou estar ali", disse a apresentadora, indo além.

"O ambiente do futebol e a nossa sociedade são muito machistas. Mas sinto que estamos ganhando espaço a cada dia. Hoje a gente vê as repórteres que não têm mais que passar por vestiários nos estádios, vê comentaristas… Faltavam narradoras", completou.

Emanuel Colombari
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.