Topo

"Estou construindo meu estilo próprio", diz filha de Datena na Fox Sports

UOL Esporte

14/04/2015 09h50

Letícia usa o sobrenome da mãe, Wiermann. Mas poderia usar muito bem o do pai, Datena, como um trampolim para ajudar a carreira na TV. Mas ela não quis.

Letícia Wiermann começou a carreira como modelo, aos 13 anos, quando foi descoberta por uma agência enquanto passeava em um shopping de Ribeirão Preto, no interior de São Paulo. Nos 14 anos seguintes, foi trabalhar no exterior, viveu em sete países, estudou jornalismo, passou a atuar também como apresentadora e repórter. No início deste ano, ela foi contratada pelo canal Fox Sports e, desde março, apresenta o Show do Campeonato Argentino, um programa semanal com o resumo da rodada.

Ela admite que os pais influenciaram na entrada do jornalismo. José Luiz Datena é apresentador na Band e começou a carreira cobrindo esportes. A mãe, e Mirtes Wiermann, é atualmente assessora de imprensa, e também já foi jornalista esportiva e apresentadora. Trabalhou em emissoras de TV como SBT e EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo.

"Obviamente, meu pai e minha mãe são repórteres e me dão dicas, mas acho que a dica mais importante que recebi dos dois foi: seja você mesma. Cada um constrói seu caminho e tem sua trajetória", explica Letícia. "Eu recebo e peço conselhos, mas estou construindo meu estilo próprio". Além da influência dos pais, a apresentadora acredita que seus interesses a levaram ao jornalismo.

"Sempre gostei de escrever. Eu adoro dicionário. Tem gente que fala 'Ai, português é tão chato…' Eu acho maravilhoso! Adoro estudar línguas", diz Letícia. "Também adoro fotografia. E tenho uma paixão pelo rádio, por locução. Acho muito bonito, então sempre achei importante cuidar da voz e desde que comecei a trabalhar com TV, passei a fazer sessões com uma fonoaudióloga".

"Sempre vou atrás do que eu quero", afirma Letícia. Foi com esse pensamento que ela decidiu que trabalharia na Copa do Mundo de 2014.

Antes do início do Mundial, Letícia recebeu um convite da TV Azteca, do México, para participar de uma pré-cobertura da Copa, que rendeu uma série de 32 reportagens. O projeto foi dirigido por Felipe Fernández del Paso, indicado ao Oscar de direção de arte pelo filme Frida. Del Paso conheceu inicialmente o trabalho de Letícia como atriz ao vê-la em um programa de TV no México.

Quando voltou ao Brasil, Letícia assinou com a Fox Sports, mas o contrato naquele momento era apenas para a Copa. Escalada para a cobertura ao vivo, ela começou em um estúdio móvel que ficava na Lagoa, no Rio, onde entrevistava torcedores que passavam por lá ou estacionavam trailers na região. Com o tempo, participou também de outros programas da emissora, como o Boa Noite, Copa. "Eu participava com Falcão, Zico, Luxemburgo, Renê Simões. Eles foram muito legais, me receberam super bem, me deram dicas, toques", lembra.

"O pessoal fala 'Esse mundo do esporte é muito machista'. Graças a Deus, comigo não teve nada disso, foi um acolhimento muito legal", garante Letícia.

Além dos pais, outra motivação para entrar no jornalismo é o gosto de Letícia por esporte. "O jornalismo te permite fazer várias coisas. Se você puder escrever e falar sobre uma coisa que te dá prazer, melhor ainda", diz. A apresentadora conta que gostava de assistir e jogar futebol desde pequena. "Nenhum irmão meu gostava de futebol. Fui a única que fazia aula de futebol, com uns 9 anos entrei na escolinha. Era só eu e uma menina no time, mas não levei adiante".

Hoje em dia, Letícia continua jogando um pouco de futebol, mas na praia, onde ela pratica outros esportes como beach tennis. Embora seu foco principal atualmente seja a carreira no jornalismo, ela ainda faz alguns trabalhos como modelo e cuida do corpo, inclusive com atenção à alimentação. "Não é uma dieta pra eu ficar magra, nada disso. Tenho uma dieta que me dá energia porque tenho um dia a dia bem pesado", explica.

Além do trabalho na Fox Sports e de campanhas como modelo, a rotina de Letícia inclui também a faculdade de jornalismo. Ela já estudou jornalismo na New York Film Academy, nos Estados Unidos, mas não conseguiu equivalência no Brasil e teve de recomeçar a graduação. Sua primeira experiência em televisão foi aos 18 anos, quando apresentou um especial de inverno para a Band, ainda no Brasil.

Em 2012, voltou dos EUA e recebeu um convite da Mix TV para apresentar um programa de moda, depois fez um especial de verão para o canal sobre viagens e esportes radicais. Na sequência, foi para a Globo, onde teve sua primeira experiência com TV ao vivo, como repórter do quadro 'Tem Gente Atrás', no Domingão do Faustão. "Foi maravilhoso. Eu achava que ia ficar muito nervosa por trabalhar com o Faustão, mas ele facilita para as pessoas. Foi uma ótima oportunidade, teve uma visibilidade bem legal".

Visibilidade, aliás, não falta para Letícia, que é alvo constante de fotógrafos e revistas, especialmente quando se exercita na praia. Mas ela lida com a situação com naturalidade. "Quando acontece, não me incomoda. Estou sempre com fone de ouvido e estou no meu mundo, às vezes nem vejo o que está acontecendo", afirma.

Camila Mamede
Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.