Topo

Estilo 'louco' de Benja já rendeu briga com Neto e garantiu talk show

UOL Esporte

15/10/2014 15h14

benja2

Benjamin Back se considera um louco no meio dos 'caretas' do jornalismo esportivo. De fato, o jeito sincero e despojado não o fez passar despercebido. Nos 15 anos de carreira, ele fez sucessos no rádio e ganhou dois programas no Fox Sports – o último um talk show que estreou no último sábado -, mas também arranjou briga com o comentarista Neto que ficou marcada até hoje.

Benjamin Back foi contratado pelo Fox Sports neste ano, mas desde o início no rádio viu o esporte como entretenimento. E não teve vergonha de ousar. Trocou o terno e o blazer pela bermuda e o tênis, já apresentou um programa vestido de Batman e até saiu gritando estúdio como uma estrela de uma banda de rock em um programa ao vivo.

"Quanto menos convencional, melhor. Não gosto do politicamente correto. Não sou muito louco porque isso pode dar a ideia de um cara inconsequente, mas sou muito louco no meio de pessoas conservadoras. Meu programa é insano, gosto de fazer um programa divertido, sair um pouco da curva. Gosto de poder brincar, de sair da mesmice, esporte não é política".

É esse o estilo que ele implementou desde o início da carreira nos 13 anos que passou no Jornal O Lance, à frente do Estádio 97, na rádio Energia, e do Fox Sports Rádio. Agora, pretende usar também em seu novo programa "Aqui com o Benja", um talk show que recebe convidados de várias áreas e vai ao ar nas noites de sábado. Ele revela até uma tática para conseguir tirar mais informações do convidado e fazer sucesso com as campanhas de publicidade.

"É um estilo meu, descontraído, não faço entrevista com pauta, vai rolando. Um papo informal deixa o convidado mais solto, ela fica mais à vontade de falar coisas que não falaria outros lugares. Até os merchans que eu faço são descontraídos. Eles não me dão um texto. E eu tenho uma grande preocupação com o público jovem. A molecada não quer saber de coisa careta, quadrada. Para falar com esse público mais jovem, preciso me reciclar a cada dia, senão fico pra trás".

Benja é fã de rock e acredita que o seu estilo musical preferido tem muito a ver com o futebol. Para ele, o público que vai a um show de metal é muito parecido com os torcedores no estádio. "Eu sou um cara fã de Iron Maiden. No show, você vê as pessoas. Uma música é como se fosse um gol, eu admiro pessoas com atitude, nunca fui bunda mole, sou sangue na veia. Eu tenho alguns comportamentos rock'n roll , dou umas piradas. Só não quebro uma guitarra no estúdio porque não levo para dentro. Um dia me deu na cabeça que ia comemorar igual ao Maradona em 94. Saí correndo, atravessei o estúdio, o diretor ficou louco falando 'ele não vai parar'".

Mas a mania de falar o que pensa já lhe rendeu problemas. Benjamin Back chegou a brigar com o ex-jogador Neto quando era comentarista da Band, em 2010. Os dois discutiram no ar sobre uma convocação para a seleção brasileira e, pouco depois, ele deixou a Band.

"Isso (falar o que pensa) já me deu trabalho pra cacete, uma enormidade. Para criar inimigos não é necessário declarar guerra, basta dizer o que pensa. Martin Luther King dizia isso. Já fui xingado de tudo. Eu não levo desaforo para casa e terminou como terminou. Briga é briga, já se passaram quatro anos e todo mundo ainda fala. Não tenho orgulho, mas todo mundo tem um limite. Você fica ouvindo bobagem e a pessoa provocando. Chegou uma hora que estava no ar e dane-se".

Mesmo com os problemas gerados, Benja diz que seu único arrependimento foi ter aceitado o convite da Band. "Não me arrependo de nada (da briga), só me arrependo de ter aceitado o convite. Eu quase falei não, se eu tivesse continuado convicto, teria evitado o desgaste. A minha primeira resposta foi 'não', o formato não era muito a minha praia. Mas fizeram várias promessas, falaram que algumas coisas iam mudar".

Por Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.