Topo

Repórteres do FOX Sports revelam cuidados para evitar cantadas de jogadores

UOL Esporte

18/09/2014 06h01

O Fox Sports montou um time de mulheres para a cobertura de treinos e jogos pelo Brasil. E elas se preocupam em não dar margem para interpretações erradas ou segundas intenções. Por isso, cuidam de detalhes como a roupa que vestem e até sorrisos exagerados para evitar cantadas de jogadores.

Cuidados para evitar cantadas

A repórter Eduarda Peccinatti começou a trabalhar no Fox Sports na cobertura da Copa do Mundo de 2014 após uma passagem de dois anos pela Band. Ela faz a cobertura diária dos grandes times paulistas e evita se aproximar de jogadores.

"Eu me preocupo muito. Diferentemente dos homens, não dá para tentar ser amiga de jogador, ser mais próxima. Acho que tem que ser mais reservada para não confundir as coisas. Tem que impor limite, a gente está no mundo do futebol e tem que saber se portar, ver até a roupa que vai ao treino. Acho que a gente tem passar mais despercebida".

Para as jornalistas, a necessidade de uma postura séria pode até prejudicar o trabalho pela dificuldade de conseguir fontes. "Os meninos da área ligam para os dirigentes, para os jogadores, participam dos churrascos. Não tem como a gente ter esse contato, acaba sendo mais complicado", completa Eduarda.

A jornalista Daniela Boaventura, que trabalha no Fox Sports do Rio de Janeiro, tem o mesmo pensamento da colega. "É muito mais difícil ter fonte, as pessoas ainda confundem qualquer aproximação que seja encarada como excessiva. Qualquer sorriso mal dado ou o excesso do sorriso podem ser mal interpretados, é a maneira que você se coloca. Mas depois de um tempo, eles entendem essa diferença. Quem vai dar esse limite é você", diz ela que, curiosamente, começou a carreira fora da editoria de esportes cobrindo de 'ocupação de morro a tiroteio' e tinha o sonho de ser correspondente de guerra.

A repórter Lara Mota também diz que tem uma postura mais firme por estar na área há mais de dez anos, época em que as mulheres no futebol ainda eram em menor número. Por isso, era preciso se impor mais para ser respeitada.

"Sempre fui muito dura, nunca dei muita margem. Como eu venho de outra geração, sempre tive uma preocupação grande de deixar muito claro que 'comigo não'. Talvez hoje, quem chega não precisa ser tão dura, as coisas são mais leves, tem mais mulher na área".

Preconceito contra mulheres

Para quem está começando a carreira, como a repórter Renata Millington, não há mais espaço para preconceito. Aos 25 anos, ela começou a trabalhar como estagiária assim que a emissora foi inaugurada há quase três anos no Rio de Janeiro e hoje faz parte do time de repórteres.

"As mulheres estão conquistando espaço. Já mudou essa ideia de que mulher não sabe nada, esse conceito está ficando ultrapassado. As mulheres estão começando a fazer parte de mesas redondas".

Mas quem está há mais tempo na área sente que ainda existem resquícios de machismo e um pensamento antigo de que mulher não entende de futebol. Eduarda cita um exemplo quando foi entrevistar um técnico do São Paulo.

"Não foi totalmente superado, ainda tem um pouquinho. Quando comecei, tinha um treinador do São Paulo que gostava de rebater perguntas, por eu ser mulher ou uma repórter nova. Ele gostava de testar conhecimento, eu fazia pergunta ele devolvia para ver até onde eu ia".

Se hoje as mulheres são mais respeitadas, Lara Mota lembra um episódio em que ficou constrangida alguns anos atrás. "Era bem difícil, tinha muita piadinha. Aconteceu de eu estar no Morumbi para um jogo entre São Paulo e Fluminense. Eu passei na frente do túnel quando um jogador me puxou e me deu um beijo na mão. Eu fiquei muito brava. Em que momento eu dei o direito de me cortejar? Eu estava trabalhando".

Homem entende mais de futebol?

Apesar de terem conquistado o espaço e serem bem mais respeitadas hoje em dia, as repórteres do FOX Sports admitem que ficam em desvantagem em relação aos homens por uma questão cultural. Na visão delas, o homem é incentivado a gostar de futebol desde as primeiras brincadeiras de criança.

"O homem tem uma cultura do futebol que a gente não tem, uma memória afetiva. O menino é pequeno e começa a escalar o jogador, ele ganha álbum de figurinha de futebol. A menina ganha o álbum da Barbie. Não acho que o homem saiba mais, mas ele vai se lembrar mais. Então a mulher tem que estudar para correr atrás, se informar e estudar a história do futebol", diz Daniela.

Eduarda concorda com a colega. "É inevitável o homem entender mais que a mulher. Para ele é natural, eles jogam futebol desde pequeno, sabem as regras desde que nascem, lembram o dia do jogo, quem fez gol. Eles lembram como se fosse ontem um campeonato de dez anos atrás. Eles já conhecem muito mais, estamos sempre atrás, então tem que dedicar muito. Bate até uma insegurança. A gente vê uns caras monstros com memórias absurdas, a gente tem que se virar".

Beleza põe mesa?

Mas ser mulher também tem o lado bom. Renata Millington acredita que as mulheres são tratadas com muito mais gentileza no jornalismo esportivo. "As pessoas são muito mais simpáticas comigo, especialmente treinadores,  dirigentes. Qualquer pessoa que trabalha acaba te tratando com mais cautela e te responde com mais delicadeza. Às vezes faço uma pergunta polemica e dificilmente vou levar uma patada. Se fosse um homem, levaria", brinca.

Mas que beleza não põe mesa é uma unanimidade entre as meninas. Elas acreditam que o fato de serem bonitas pode ser um cartão de visitas, especialmente pela importância da imagem na televisão, mas que ela não se sustenta sem competência.

"Ninguém consegue entrevista porque é bonita. O que conta é o profissionalismo, a simpatia quando lida com as pessoas. Não acho que ser bonita influencie muito, muito mais ser simpática. A beleza não é suficiente, precisa de conteúdo, simpatia", completa Renata.

"Nunca me vi dessa forma, nunca contou muito. O currículo e gostar de esporte, isso sempre contou muito mais. Não entrei na Fox por causa disso, sei que podiam ter chamado meninas mais novas e bonitinhas porque era uma Copa. Queriam alguém que desse conta do recado", diz Lara que já cobriu duas Copas do Mundo, na África do Sul e no Brasil, e uma Copa das Confederações na Alemanha.

Luiza Oliveira

Do UOL, em São Paulo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.