Topo

CBF emite nota sobre Luciano do Valle e fará homenagem a ele no Brasileirão

UOL Esporte

19/04/2014 19h54


A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) emitiu neste sábado uma nota para lamentar a morte do narrador esportivo Luciano do Valle, que trabalhava na "TV Bandeirantes" desde 2006. Além disso, a entidade determinou que todos os jogos da primeira rodada do Campeonato Brasileiro terão um minuto de silêncio para homenagear o locutor.

Luciano do Valle, 66, morreu neste sábado. Ele foi acometido por um mal súbito quando estava no avião, no caminho de São Paulo para Uberlândia. O narrador trabalharia na transmissão de Atlético-MG x Corinthians, válido pela primeira rodada do Brasileirão.

"Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa", declarou José Maria Marin, presidente da entidade que comanda o futebol nacional, em nota oficial.

Luciano seria o principal narrador da "TV Bandeirantes" para a Copa do Mundo deste ano, que vai ser realizada no Brasil. Ele chegou a ser homenageado pela CBF em evento realizado no ano passado.

"Tivemos a felicidade de prestar uma homenagem ao Luciano do Vale em um evento que a CBF promoveu no ano passado. Envio neste momento difícil os pêsames à família desse grande jornalista", completou Marin.

Confira a íntegra da nota emitida pela CBF:

"Morreu neste sábado, em Uberlândia (MG), o locutor Luciano do Vale, da TV Bandeirantes. Ele estava na cidade mineira para narrar o jogo Atlético Mineiro e Corinthians, pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro da Série A.

O presidente da CBF José Maria Marin, tão logo soube da notícia, determinou a observância de um minuto de silêncio nas partidas de amanhã do Campeonato Brasileiro. Ele lamentou a morte de um amigo e do locutor que considera "um patrimônio da imprensa brasileira".

– Ele era, sobretudo, um amigo da CBF. Luciano foi um ícone da televisão, um verdadeiro patrimônio da nossa imprensa.

Luciano do Vale foi durante anos a voz da televisão nas Copas do Mundo. Locutor excepcional, trabalhou nas Tvs Bandeirantes, Globo e Record.

– Tivemos a felicidade de prestar uma homenagem ao Luciano do Vale em um evento que a CBF promoveu no ano passado. Envio neste momento difícil os pêsames à família desse grande jornalista."

A carreira de Luciano do Valle

Em 1963, Luciano do Valle começou carreira como locutor da Rádio Brasil, de Campinas (SP). Quatro anos depois, foi para São Paulo e passou a trabalhar na Rádio Gazeta , que foi um trampolim para a TV, em 1971. Luciano passou 11 anos na Globo e narrou não apenas futebol como boa parte das conquistas de Emerson Fittipaldi na Fórmula 1 – mais tarde o acompanharia na Fórmula Indy, com a Band.

Ele esteve na cobertura dos Jogos Olímpicos de Munique, em 1972, acompanhou do Rio a Copa da Alemanha, em 1974 e em seguida, com a saída de Geraldo José, tornou-se o principal locutor da Globo, numa época pré-Galvão Bueno.

Após sair da Globo em 1982, teve passagem pela Record e depois foi para a Bandeirantes, sendo também o responsável pela criação do "Show do Esporte", programa que durava até 11h no autointitulado "canal do esporte".

Luciano não teve sua importância apenas na narração. Ele também era um investidor. Ele foi um incentivador da Fórmula Indy, esteve nos bastidores do crescimento de Maguila como ícone do boxe e organizou o jogo de vôlei entre Brasil e União Soviética no Maracanã, em 1983.

Em 2013, completou 50 anos de carreira. Sua última narração ocorreu no último domingo: a final do Campeonato Paulista entre Santos e Ituano. Ele estaria na equipe da Band que cobriria a Copa do Mundo de 2014, no Brasil.

Curiosidades e polêmicas

Luciano também teve suas gafes e seus momentos de descontrole no ar. Um caso famoso foi quando em um jogo de 2010 ele acabou trocando o nome da Band pelo da Globo. Era um LDU x Fluminense: "começa o segundo tempo desta primeira partida da final da Copa Sul-Americana, que você acompanha com exclusividade aqui na Globo… Aqui na Bandeirantes, né? A Globo não está fazendo para São Paulo, é bom que você saiba", anunciou ele, para se corrigir como pôde.

Um caso mais polêmico aconteceu em 2008. Antes de uma partida entre Corinthians e Sport pela Copa do Brasil, ele criticou abertamente nomes como Milton Neves, Neto, Oscar Roberto de Godói e Flavio Prado e os profissionais sem diploma na TV. Chegou a dizer que transmitiria a partida porque era "obrigado". Mas o caso não teve grandes consequências e ele voltou atrás.

Narradores e comentaristas lamentam a morte do companheiro de profissão:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.