Topo

Globo ignora protestos e mostra 'país em festa' no Esporte Espetacular

UOL Esporte

16/06/2013 12h36

Protestos na porta do estádio Mané Garrincha, confrontos com a polícia e vaias à presidente Dilma Rousseff marcaram o primeiro dia da Copa das Confederações? Não para a TV Globo. Na edição deste domingo do Esporte Espetacular, a emissora ignorou completamente qualquer fato negativo relativo à abertura do torneio em solo nacional e exibiu uma 'realidade paralela'.

A programação de 2h30 do programa dominical foi uma verdadeira propaganda da competição da Fifa. A ampla cobertura da Copa das Confederações trouxe diversas reportagens exaltando o torneio e passando a ideia de uma grande festa em todo o país.

Somente no primeiro bloco, foram exibidas matérias sobre o 'comando vitorioso' de Felipão, outra com torcedores elogiando a seleção brasileira ("o verdadeiro Brasil voltou") e uma reportagem com festas em todo o país, com multidões reunidas para assistir à estreia do país no melhor clima Copa do Mundo.

No decorrer do programa, o Esporte Espetacular ainda mostrou matérias sobre praticamente todas as equipes da Copa das Confederações, trouxe imagens da atuação de Neymar contra o Japão, falou sobre a alegria dos voluntários que trabalham no torneio, contou a história de um torcedor que acompanha a seleção brasileira em todas as competições pelo mundo e exibiu um documentário sobre a Espanha.

A atração ainda trouxe links ao vivo no treino da seleção brasileira, além de Recife e Rio de Janeiro, palcos das partidas deste domingo. A única crítica à organização do torneio, e de forma velada, ocorreu justamente em uma destas entradas.

Ao falar sobre a seleção uruguaia, Pedro Bassan contou que os jogadores do país ficaram incomodados com os problemas encontrados para treinar em Recife na última semana.

No fim do programa, porém, o clima de 'corrente para frente' voltou a imperar e a atração foi encerrada com imagens da vitória da seleção brasileira, embaladas com a música 'Ousadia e Alegria', do cantor Thiaguinho.

* Crédito da foto: Reprodução/Rede Globo

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.