Topo

De Férias com o Ex: empresária bomba após foto com Neymar e combate racismo

Adriano Wilkson

29/04/2019 04h00

(Crédito: Divulgação)

A empresária Sarah Fonseca, de 25 anos, é uma mulher com uma missão: aumentar a representatividade negra em espaços como a televisão e as redes sociais. Única participante negra entre os dez homens e mulheres do reality "De Férias com o Ex", cuja 4ª temporada estreou na quinta-feira passada na MTV, Sarah viu sua popularidade da internet aumentar após uma foto ao lado de Neymar, Gabriel Medina e o volante Arthur, do Barcelona, no Réveillon passado.

Agora, ela espera usar sua voz para a luta contra o racismo, que já sentiu algumas vezes na vida. "Já passei por isso e sempre que tenho a oportunidade tento conscientizar as pessoas", disse Sarah em uma entrevista por telefone do Rio de Janeiro, onde assistiu à abertura da temporada em um churrasco com os outros participantes. "Fui sacar meu FGTS e o funcionário desconfiou da minha carteira de trabalho porque não acreditava que eu, sendo negra, tinha tido um cargo de auditora financeira", afirmou a empresária, formada em administração.

Desde os 12 anos, Sarah vende joias e assessórios que ela mesma monta. Aos 18, formalizou sua empresa, que vende seus produtos com a ajuda da divulgação de funkeiros cariocas. Os contatos comerciais lhe permitiram conhecer pessoas influentes. Foi assim que foi convidada por uma marca a participar de uma festa de Réveillon no litoral baiano.

Foi depois de um clique despretensioso que sua página pessoal começou a bombar de verdade. Entre as 26 mulheres que posaram para uma foto à frente de Neymar, Medina e o volante Arthur Melo, Sarah sobressaiu.

"Eu estava bem no centro e era a única negra ali. No dia seguinte, meu Instagram estava uma loucura", afirmou ela, que viu se multiplicarem os seguidores na rede. A imagem acabou gerando polêmica entre os seguidores dos famosos. Alguns criticaram o que consideraram objetificação da figura feminina. Na época, Neymar respondeu de maneira sarcástica, postando logo em seguida uma foto sua ao lado de outros homens.

Para Sarah, o caso no Réveillon foi positivo para sua imagem, mas ela teve que lidar com comentários maldosos de quem passou a insinuar mais do que a imagem mostra. "Ali estava a mãe dele, a família, e o pessoal falou coisa que não tem nada a ver." Apesar de ter conversado amistosamente com Neymar e seus parças, Sarah não pode dizer que é amiga deles, já que o contato não se manteve após a festa na Bahia.

Mas sua ligação com o esporte vai além de esse encontro fortuito. Jogadora amadora de futebol na adolescência, ela abandonou o campo por problemas relacionados à asma, que a impediam de desempenhar bem. Com a ajuda da Nike, que chegou a apoiá-la nas redes, a empresária começou a participar de corridas e hoje coleciona medalhas.

Depois de participar do quadro de um programa da Globo apresentado por Otaviano Costa, Sarah foi isolada com o elenco de "De Férias com o Ex" em uma mansão em Ilhabela, no litoral norte de São Paulo.

No episódio de abertura, Sarah aparece beijando duas pessoas, um homem e uma mulher na primeira festa da casa. As gravações renderam as tradicionais cenas de pegação e tretas entre ex-namorados, que transformaram o reality no maior sucesso do renascimento da MTV.

"Estou solteira há cinco anos e gosto de curtir", disse Sarah ao ser questionada se tem o perfil de participantes do programa. "E sobre tretas… eu não costumo ficar calada quando vejo alguma coisa errada."

Mas, apesar de levantar a bandeira da luta antirracismo, Sarah afirma que não teve oportunidade de levar o tema para o programa, sucesso entre o público mais jovem da MTV. "Lá só discutimos uma situação de machismo, que é um assunto que eu também costumo me posicionar", afirmou. A quarta temporada de "De Férias com o Ex" é transmitida às quintas-feiras, na MTV.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De Férias com o Ex: empresária bomba após foto com Neymar e combate racismo - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV