Sálvio analisa VAR de outros esportes e diz: "Há caixa-preta no futebol"
UOL Esporte
31/03/2019 22h25
Na edição de hoje (31) do "Futebol na Veia", o Árbitro Auxiliar de Vídeo (VAR, na sigla em inglês) voltou a ganhar bastante espaço na discussão. O comentarista de arbitragem Sálvio Spinola exibiu um lance com o uso do vídeo no rúgbi e afirmou faltar transparência no futebol.
No lance do rúgbi, o árbitro de campo não viu uma jogada ilegal e foi avisado pela equipe do VAR para revisar o lance. A transmissão exibia toda a conversa, já que árbitro e equipe de VAR usam microfone.
Após uma conversa rápida e uma revisão, o árbitro voltou a campo, conversou com os capitães e o jogador envolvido no lance, explicando o que houve, e aplicou o cartão vermelho ao atleta que praticou a jogada ilegal. Por fim, o jogador expulso se desculpou com seu adversário.
Leia mais:
- Flamengo é campeão no Rio, e Corinthians vence Santos; veja os gols
- Corinthians expõe estátua de Sócrates e resgata faixa pró-democracia
- Victor Ferraz minimiza derrota e projeta Pacaembu lotado: "Nossa vez"
Sálvio Spinola usou a jogada para ilustrar um bom uso do VAR e um argumentou que a transparência na transmissão, com os microfones nos árbitros, é peça-chave para o sucesso do vídeo.
Na opinião do ex-árbitro, é exatamente nesse ponto que o VAR tem falhado no futebol, principalmente no Brasil, no início de sua implementação.
"É como se tivesse uma 'caixa-preta' no VAR do futebol. Falta transparência e isso dificulta a análise e o uso", analisou o comentarista.
Sobre o Blog
A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.