Topo

Qual dos atuais comentaristas da TV foi mais vitorioso quando era jogador?

UOL Esporte

22/03/2019 12h00

Quem acompanha futebol pela televisão, quase diariamente acaba ouvindo os comentários de vários experts em mesas redondas que além de jornalistas é composta também por ex-jogadores que fizeram história nos gramados do Brasil e do Mundo. Muita gente questiona as opiniões dos ex-jogadores, reclama e desmerece quando um deles comenta algo ruim sobre seu time, não é verdade?

E qual desses notáveis comentaristas foi o que mais brilhou e levantou troféus em suas carreiras? Para esse levantamento vamos levar em conta apenas os principais títulos como Brasileiros, Estaduais, Copas e competições internacionais.

Leia também

Quando o assunto é a importância dos títulos, o ranking ficaria assim:

1º Müller, da TV Gazeta

Um dos "Menudos do Morumbi", Müller tem ótimas credenciais quando o assunto é importância de suas conquistas. Ele é um dos tetracampeões mundiais em 1994 com a seleção, além de ter sido protagonista nas Libertadores e Mundiais do São Paulo em 1992 e 1993. E se isso não fosse o bastante, ele ainda venceu dois Brasileiros, uma Copa do Brasil e seis campeonatos estaduais.

2º Vampeta, da TV Gazeta

Não só de folclore viveu o "Velho Vamp" em sua carreira. Ele também levantou muita taça importante, como a Copa do Mundo em 2002 e a Copa América de 1999 pela seleção, o Mundial de 2000, dois campeonatos Brasileiros e uma Copa do Brasil pelo Corinthians e uma quantidade invejável de campeonatos estaduais jogando pelo Vitória, Goiás e também pelo Timão.

3º. Ricardinho, do SporTV

Por ter jogado com Vampeta tanto no Corinthians quanto na seleção em 2002, Ricardinho tem praticamente a mesma quantidade de títulos importantes do seu ex-colega. A diferença fica por conta de um título brasileiro a mais que ele conquistou em sua passagem pelo Santos em 2004. Se você considerar esse título mais importante do que a Copa América que tem no currículo do "Velho Vamp" dá para alternar a posição de ambos nesse ranking.

4º Zinho, dos canais Fox Sports

Titular na campanha do tetra com a seleção, Zinho foi um dos jogadores mais vencedores do futebol brasileiro de uma maneira geral. É um dos poucos atletas que podem dizer que ganhou de tudo em sua carreira: ele ganhou campeonatos brasileiros, campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Libertadores. A ausência de um Mundial de Clubes nessa lista de títulos talvez nem seja tão sentida assim.

5º Denílson, da Band

A conquista da Copa de 2002 é o que coloca o "Denílson Show" em tão alto escalão nesse ranking. Que ele além de um bom comentarista, foi um ótimo atleta todo mundo sabe, especialmente na seleção brasileira onde ele também conquistou uma Copa das Confederações e uma Copa América. Pelos clubes, ele teve algumas boas vitórias, como uma Conmebol no início da carreira e dois campeonatos paulista. Fora do Brasil ele conquistou uma Copa do Rei com o Bétis, seu maior título.

6º Rivellino, da TV Cultura

Um dos comentaristas do "Cartão Verde" e uma lenda do futebol mundial, não poderia estar de fora desse levantamento. O Riva é "só" um dos tricampeões de 1970. Apesar disso e de ter sido um craque de bola, não ganhou grandes títulos. Para se ter uma ideia, os dois títulos de campeonato nacional que ele tem na carreira são na Arábia e nos EUA. No Brasil, os maiores títulos dele foram dois campeonatos cariocas pelo Flu.

Agora, quando o assunto é a quantidade de títulos levantados pelos comentaristas, o ranking muda e fica assim:

1º Zinho, dos canais Fox Sports

Já dissemos acima que o Zinho foi um dos que mais ganhou títulos na carreira. E não só na qualidade, mas em grande quantidade. Não perca a conta: são cinco Campeonatos Brasileiros, quatro Copas do Brasil, sete campeonatos estaduais, uma Libertadores da América, uma Copa Mercosul e claro, a Copa do Mundo de 1994.

2º. Alex, da ESPN

Entre os comentaristas, quem também foi bastante vitorioso e levantou muita taça foi Alex, que jogou muita bola no Palmeiras, Cruzeiro e no Fenerbahçe. Nestes três clubes em especial, ele foi muito feliz e pode comemorar uma tríplice coroa no Cruzeiro, uma Libertadores, Copa do Brasil e Mercosul no Palmeiras e além disso também pôde comemorar três estaduais e três campeonatos regionais. Na Turquia ele foi fundamental em três conquistas de Campeonato turco e duas Copas da Turquia. Pela seleção ele não disputou Copa do Mundo, mas venceu duas Copas América.

3º. Júnior, da TV Globo

O maestro Júnior foi outro que cansou de erguer taça. Se falarmos apenas do futebol de campo, ele levou quatro brasileiros, uma Copa do Brasil, seis campeonatos cariocas, uma Libertadores e um Mundial, isso apenas mencionando os títulos de grande expressão. Infelizmente ele não foi campeão do mundo pela seleção, o que foi devidamente compensado na areia, onde Júnior ganhou duas vezes a Copa do Mundo.

E entre os comentaristas, quem tem a menor quantidade de taças levantadas?

Neto, da Band

Apesar de ter vencido um Brasileirão levando o Corinthians nas costas, o craque Neto não participou de times tão vencedores assim. Além deste título de expressão, ele esteve em dois campeonatos estaduais (por São Paulo e Corinthians).

Caio Ribeiro, da Globo.

O "Caioba" (já diria Tiago Leifert) teve uma carreira bem legal, com passagens por grandes clubes no Brasil e na Europa, mas não foi um grande vencedor de grandes títulos. Apesar de não ter conseguido nenhum dos principais disputados no Brasil, ele pode se gabar de ter comemorado títulos como duas Copas Conmebol (a primeira com o São Paulo em 1994 e a segunda com o Santos em 1998), uma Copa Mercosul (em 1999 pelo Flamengo), um Rio-SP e dois campeonatos cariocas.

Casagrande, da TV Globo

O Casão é até hoje um ídolo da torcida do Corinthians, disputou Copa do Mundo e fez muitos gols por onde passou. Infelizmente não foi um atleta que deu tantas voltas olímpicas quanto poderia, mas ele pode bater no peito e se orgulhar de que um de seus quatro troféus de expressão seja "apenas" uma Liga dos Campeões, pelo Porto, em 1987.

Roger Flores, da Globo/Sportv

Roger sempre foi considerado um craque por onde passou, mas em número de títulos conquistados, dava para ter sido muito maior. Seu maior título é o Brasileirão de 2005 pelo Corinthians. Entre as grandes conquistas também levou três estaduais (2 cariocas e 1 mineiro) e uma taça de Portugal, além de estar na conquista da série C pelo Fluminense.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Qual dos atuais comentaristas da TV foi mais vitorioso quando era jogador? - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV