Topo

Por pay-per-view, times grandes "somem" do SporTV no Paulistão

UOL Esporte

30/12/2018 04h00

A tabela detalhada das oito primeiras rodadas do Campeonato Paulista, divulgada pela FPF nesta semana, mostra que a Globo reforçará a estratégia de deixar os grandes jogos para o Premiere em 2019.

Nas rodadas iniciais do certame regional, estão previstos a realização de 64 jogos. Destes, 40 serão exibidos pelo SporTV. Porém, apenas quatro duelos envolvem um dos quatro grandes clubes paulistas.

Apenas São Paulo x Mirassol (rodada 1, 19h30), Corinthians x Ponte Preta (rodada 3, 19h), Palmeiras x Bragantino (rodada 6, 20h) e Santos x Guarani (rodada 7, 20h) terão transmissão do SporTV.

O primeiro Palmeiras x Corinthians, marcado para o dia 2 de fevereiro, às 17h, por exemplo, terá exibição restrita no Premiere. Outros clássicos, como Palmeiras x Santos (rodada 8, 17h) e Santos x São Paulo (rodada 3, 17h), terão transmissão da Globo.

No SporTV, os campeões de exibição serão clubes menores. Bragantino, Ituano, Mirassol, Oeste e Ponte Preta terão sete jogos exibidos nas oito primeiras rodadas. Já Botafogo-SP, Ferroviária, Guarani, Novorizontino, São Bento e São Caetano terão seis jogos de oito possíveis.

Na TV aberta, o Palmeiras será prioridade para a Globo. O decacampeão brasileiro terá quatro partidas exibidas neste início, contra Botafogo-SP, Oeste e Ferroviária, além do clássico contra o Santos.

Corinthians, São Paulo e Santos terão duas partidas exibidas na TV aberta cada um, mas o alvinegro praiano só estará na TV aberta nos clássicos contra o tricolor paulista e o Verdão.

Segundo apuração do UOL Esporte, a estratégia é para acostumar o telespectador a ver "jogos grandes" no Premiere, como já aconteceu no Brasileiro em 2018, além de buscar aumentar o número de assinantes do serviço no início do ano.

A base do pay-per-view costuma cair consideravelmente durante a realização dos estaduais, algo que está fazendo o canal discutir com federações e CBF uma mudança no calendário do futebol brasileiro a partir de 2020.

A mesma estratégia deve ser feita com o Campeonato Carioca, com jogos de Flamengo, Vasco, Botafogo e Fluminense, mas a Ferj ainda não divulgou a tabela detalhada com transmissões do torneio.

O Campeonato Paulista 2019 terá início no dia 20 de janeiro, com 16 clubes na disputa, um deles o Guarani, que não disputava a primeira divisão estadual desde 2013 e retornou após cinco temporadas fora.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Por pay-per-view, times grandes "somem" do SporTV no Paulistão - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV