Topo

Consagração ou esquecimento: Confira quem se deu bem, ou não, em 2018

UOL Esporte

25/12/2018 07h45

O ano de 2018 foi marcante para alguns personagens da televisão brasileira. Tendo como principal atração a Copa do Mundo, os espectadores acompanharam a consagração de nomes e programas. Por outro lado, também foi o ano do fim de um canal esportivo e de lançamentos mal planejados.

Dentro deste cenário, o UOL Esporte elaborou uma retrospectiva com 10 destaques, positivos e negativos, do ano de 2018. Confira quem se deu bem e quem já quer pular para 2019:

POSITIVOS

Luis Roberto

2018 foi o ano de consagração de Luis Roberto. O narrador da TV Globo foi o destaque da emissora na Copa do Mundo. Repetindo o bordão "Negros Maravilhosos" e lançando o "Sabe de Kane?" no Mundial da Rússia, o locutor caiu nas graças dos espectadores por seu estilo intenso e irreverente.

Para completar o bom ano, Luis Roberto foi agraciado com uma semifinal de Copa (Inglaterra X Croácia), desbancando Cléber Machado, e ainda foi agraciado com o título de cidadão cearense, em cerimônia realizada em novembro.

Grafite

Outra grata surpresa advinda do Mundial da Rússia foi a estreia de Grafite como comentarista. Participando do Troca de Passes Copa, comandado por Tiago Maranhão, o ex-jogador foi considerado a revelação do SporTV durante a competição. Com boas análises táticas e comentários interessantes, o ídolo do São Paulo conquistou rapidamente os espectadores.

O sucesso resultou em novo contrato com o canal. Desde o fim do Mundial, o SporTV já ensaiava um acerto ao ex-jogador. O acordo ocorreu pouco depois. Atualmente, Grafite é comentarista fixo do Troca de Passes.

Troca de Passes

(Foto: Reprodução/Instagram)

O Troca de Passes foi uma aposta certeira do SporTV em 2018. Inicialmente um projeto voltado para a Copa da Rússia, o programa, formado por Tiago Maranhão, Ana Thaís Mattos, Grafite e Gustavo Villani, foi bem recebido pelos internautas.

Com a equipe entrosada, a atração trouxe bons resultados e se consolidou na grade do canal fechado. Desfalcado do narrador Gustavo Villani, o SporTV bancou o Troca como programa diário, com bancada fixa, que vai ao ar ao final das transmissões dos jogos de futebol.

Gustavo Villani

O narrador Gustavo Villani. Crédito da foto: Reprodução/SporTV

Trocando o FOX Sports pelo Grupo Globo, Gustavo Villani foi mais um a colher frutos em 2018. Responsável por narrar todos os jogos da Seleção Brasileira e da final da Copa da Rússia nos cinemas, Villani também fez parte do time de narradores da Globo durante o Mundial. Escalado para jogos considerados menores, os internautas pediam mais espaço para o narrador.

Além da Copa, Villani ainda soma no ano a final da Sul-Americana e a semifinal do Mundial de Clubes (Real Madrid X Kashima Antlers), pelo SporTV, assim como participações no Seleção SporTV. Para consagrar o ano, o narrador ainda foi agraciado com o Troféu Aceesp 2018.

Fernanda Gentil

Deixando o esporte rumo ao entretenimento da Globo, Fernanda Gentil soma boas histórias neste ano. Carismática e brincalhona, a jornalista conquistou a todos durante a Copa da Rússia, tanto nas entradas ao vivo, quanto nas redes sociais.

Enquanto esteve na Rússia, Gentil deixou sua marca. Nas redes sociais, ela mostrou os bastidores da cobertura do Mundial, como o banheiro de luxo localizado perto do estúdio e até o ensaio antes do ao vivo, com direito a desfile à la Gisele Bündchen.

Já as entradas ao vivo ficaram marcadas pelas interações com Ana Maria Braga nas manhãs da Globo. Com direito a caixa de coxinhas, bolsa de forma de sapato e até simpatia, a dupla bombou na web.

Mesmo se saída, a tendência é que Gentil retorne ao esporte para a cobertura de grandes eventos, como Jogos Olímpicos e Copa do Mundo.

NEGATIVAS

Mari Palma

Grande aposta do esporte da Globo, Mari Palma foi de promessa a sumida em 2018. Transferida do G1 para o departamento de esporte no primeiro semestre deste ano, a jornalista não obteve o sucesso desejado.

Desde a mudança, Mari não apresentou crescimento. Além disso, em algumas coletivas de clubes, sua posição calada e pouco questionadora incomodou os superiores. Mari chegou a participar do Redação SporTV, fazendo sua estreia no canal, mas seu silêncio em grande parte do programa desagradou aos internautas.

Dessa forma, alguns classificam a aposta um fiasco, mas não por culpa da jornalista, mas sim pela direção, que se mostrou errada e sem visão. Mari, no entanto, segue no esporte.

Cartolouco

Apresentador do É Gol, Lucas Strabko, o Cartolouco, teve um ano recheado por polêmicas. Marcado por brincadeiras, o jornalista teve problemas com algumas torcidas no decorrer do ano. A gota d'água para o SporTV, no entanto, foi uma divergência com o Fortaleza.

Com carinho declarado ao Ceará, Strabko acompanhou o último jogo do Vozão pelo Brasileiro ao lado da torcida. Na ocasião, ele foi filmado fazendo festa e, em determinado momento do vídeo, chamando o Fortaleza de pequeno. "O Ceará tem dono, filho. O Fortaleza é pequenininho", falou.

Isso acabou resultado na suspensão de Lucas, por três dias. Atualmente, o jornalista retornou à rotina interna da redação, mas está com futuro indefinido na emissora. É cogitada uma saída definitiva do Grupo Globo.

Seleção SporTV

Reprodução/SporTV

Com nova estrutura para 2018, com troca de apresentador e presença de grandes nomes do Grupo Globo na bancada, o Seleção SporTV não deu o resultado esperado. Isso porque, durante boa parte da temporada, a atração ficou atrás, em audiência, para o FOX Sports Rádio, eleito pelos internautas do UOL o melhor programa de debate.

Neste ano, a atração do Globosat foi comandada por André Rizek, com Marcelo Barreto assumindo o Redação. Além disso, nomes como Cléber Machado, Luis Roberto e até Galvão Bueno passaram pela bancada que, atualmente, tem Petkovic como comentarista fixo.

Sem conseguir bater o FOX Sports, o SporTV estuda uma estratégia que pode levar ao fim do É Gol, para que não caia tanto a audiência entre o Redação e o Seleção.

Esporte Interativo

A grande bomba de 2018, o fim do Esporte Interativo, em agosto, colocou o ano na história da televisão esportiva brasileira. A compra da Turnner pela AT&T, somado aos altos custos da aquisição dos direitos de transmissão da Liga dos Campeões estão entre os fatores que culminaram no fim do canal.

Alguns programas, como o 'De Placa', no entanto, sobreviveram, sendo realocados no Space e na TNT. Além disso, os jogos do principal torneio da Europa foram distribuídos entre os dois canais televisivos e o Facebook. Vale lembrar que, em 2019, o Esporte Interativo transmitirá jogos do Campeonato Brasileiro.

Show do Esporte

(Foto: Divulgação)

Lançado este ano, o Show do Esporte, comandando por Milton Neves, foi obrigado a passar por diversas mudanças. Inicialmente moldado para mesclar entretenimento e esporte, com presença de plateia, a atração sofreu com a baixa audiência, obrigando a Band a alterar o formato.

Lançado em abril, o programa não emplacou. Como resultado, o Show do Esporte foi encurtada e se transformou em uma nova versão do Terceiro Tempo. Focado em futebol, Juju Salimeni e o comediante Rogério Morgado deixaram a atração.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Consagração ou esquecimento: Confira quem se deu bem, ou não, em 2018 - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV