Topo

EI encerra canais na TV e programação migra para TNT e Space

UOL Esporte

09/08/2018 11h00

*Atualizada às 12h36

Os canais Esporte Interativo deixarão de existir em todas as operadoras de TV por assinatura. Segundo apurou o UOL Esporte, o anúncio foi feito para os funcionários na manhã desta quinta-feira (9), em hotéis, no Rio de Janeiro e em São Paulo, e posteriormente divulgado em nota oficial.

O Esporte Interativo não confirma, mas segundo apurou o UOL Esporte, a migração da grade significa o fim de alguns programas e de seu site. Com a decisão, cerca de 250 funcionários da emissora foram demitidos. No momento do anúncio, algumas pessoas não conseguiram conter o choro.

Apesar do fim das emissoras esportivas, a Turner manterá os compromissos previamente assumidos com clubes e Uefa e transmitirá jogos do Campeonato Brasileiro, a partir de 2019, e da Liga dos Campeões nos próximos três anos, nos canais TNT  e Space. Entre alguns dos clubes que assinaram com o grupo estão Palmeiras, Santos e Internacional.

Com a migração, a Turner aposta no Space e no TNT como canais "superstations", um conceito que é considerado sucesso no mercado americano. Assim, ambos terão produtos premium de todos os gêneros. É a primeira vez que a TV fechada no Brasil aposta em produtos de variados segmentos em um mesmo canal.

O encerramento do Esporte Interativo passaria também pela aquisição da Turner, empresa dona do canal, pela AT&T, gigante de telecomunicações americana e proprietária da operadora SKY. Para se adequar às leis brasileiras, é necessário que o grupo reduza a operação para não ser acusado de abuso de poder econômico. Ficou decidido, então, que não valeria a pena manter uma marca local, como Esporte Interativo, e colocar em risco um acordo mundial.

Outros motivos para a decisão foram o corte de custos aliado ao momento de perda de assinantes na TV fechada no Brasil e a baixa audiência (exceto transmissões ao vivo da Champions League).

O UOL Esporte apurou que os funcionários não sabiam da mudança até a manhã desta quinta-feira, mas a decisão já havia sido tomada pelos executivos da Turner havia um mês. Os que foram demitidos permanecerão em licença remunerada até que um acordo com o sindicato dos jornalistas seja feito.

Logo que o anúncio do Esporte Interativo foi realizado, por volta das 11h, os três canais do grupo (Esporte Interativo, Esporte Interativo 2 e Esporte Interativo BR) passaram a transmitir um mesmo programa, sem a marca do canal, e serão desativados em 40 dias.

Em nota oficial publicada nas redes sociais, a emissora, contudo, afirma que deixará de transmitir competições "que nos orgulhamos muito durante os últimos anos", sem especificar quais seriam os torneios. Segundo apuração do UOL Esporte, a Copa do Nordeste e as Séries C e D do Brasileiro são alguns dos torneios que não serão mais exibidos pela Turner.

O Esporte Interativo também seguirá como marca nas redes sociais. A página do Facebook da emissora, por exemplo, continuará a ter postagens. Além disso, apesar de não confirmar oficialmente, as transmissões da Liga dos Campeões devem acontecer na fanpage do canal, em acordo que ainda será assinado.

"Pessoalmente, e em especial para os nossos fãs de esportes, é difícil ver o fim dos canais Esporte Interativo. Mas a decisão vai fortalecer nossas marcas e possibilitar uma melhor oferta de esportes em plataformas digitais e nossa relação direta com o consumidor de internet, impulsionado pelo engajamento do Esporte Interativo nesses meios. As audiências de esportes estão claramente migrando para essas plataformas e a Turner está comprometida em liderar com esta transformação no nosso mercado, o mais importante para a empresa depois dos Estados Unidos", diz Antonio Barreto, gerente geral da Turner Brasil.

Confira a nota oficial do Esporte Interativo

Nós do Esporte Interativo/Turner, agora uma afiliada AT&T, anunciamos hoje que estamos migrando a nossa programação de TV com o futebol nacional e internacional para as marcas TNT e Space. A Turner continua comprometida com a Liga dos Campeões da UEFA pelas próximas três temporadas, iniciando as transmissões a partir deste mês. Além disso, a partir do ano que vem, começaremos a transmitir a série A do Campeonato Brasileiro até 2024.

Os canais do Esporte Interativo na TV serão desativados nos próximos 40 dias e deixaremos de transmitir competições que nos orgulhamos muito durante os últimos anos. Entretanto, as nossas atividades no mundo digital seguem firmes, e continuaremos levando a emoção que o Brasil merece pra vocês através do nosso Facebook, Instagram, Youtube, Twitter, EI Plus e qualquer outra plataforma digital em que os apaixonados por esporte estejam presentes.

Não dá pra negar que estamos tristes com o fim dos canais Esporte Interativo na TV, mas ao mesmo tempo estamos ansiosos e animados com o futuro, em que estaremos todos os dias na TNT e Space, com as mesmas narrações, comentários e brincadeiras que nos acostumamos a ouvir nos últimos 11 anos. E claro, seguiremos juntos, diariamente, com a nossa família de mais de 20 milhões de fãs nas redes sociais. Muito obrigado pelo apoio de sempre. Contamos com vocês nessa nova caminhada. Tamo junto!

Leandro Carneiro, Vinicius Castro, Gabriel Vaquer e Rodrigo Mattos
Do UOL, no Rio de Janeiro e em São Paulo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

EI encerra canais na TV e programação migra para TNT e Space - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV