Topo

Narrador diz que não queria polêmica com Luis Roberto e o elogia

UOL Esporte

24/07/2018 10h42

Após reivindicar a autoria do bordão "Sabe de quem?", famoso na voz de Luís Roberto, da TV Globo, o locutor esportivo da rádio Cultura FM de Santos (SP), Edson Callegares explicou ao UOL Esporte que não queria polêmicas, mas sim esclarecer a origem da frase.

"Não queria polemizar, mas apenas esclarecer", disse Callegares, que completou, "o 'Sabe de quem?' é um bordão que uso há mais de 30 anos". O locutor fez, no último sábado, uma postagem em sua rede social, reivindicando a autoria da frase, que ganhou fama na voz no global.

Edson revelou que, na noite  da última segunda-feira, recebeu uma ligação de Luis Roberto, a fim de esclarecer o mal-entendido. O narrador da Globo chegou a abrir mão do bordão, caso fosse o desejo de Callegares. "Ele falou que, se eu quisesse, ele pararia de falar o 'Sabe de quem?'. Disse a ele que estava muito feliz com o sucesso dele e, principalmente, com o sucesso do bordão", contou.

Callegares ainda explicou o motivo de sua chateação com o narrador da Globo. "Eu estava magoado porque, em algumas entrevistas, quando perguntado sobre a origem do bordão, ele não falou que é uma frase que uso há mais de 30 anos", disse o locutor, que ainda elogiou a postura de Luís em procurá-lo. "O importante foi a atitude dele em me ligar. Colocamos um ponto final nesta polêmica".

Luis Roberto chegou a creditar a Callegares a criação do bordão. Em 2017, em entrevista ao canal do Youtube de Thiago Franklin, o narrador falou que a inspiração havia sido ele.

Além disso, Edson contou que o colega de profissão se comprometeu a creditar a frase nas próximas entrevistas. "Ele disse que, a partir de hoje, quando perguntarem sobre como surgiu o bordão, ele dirá que foi de um amigo de Santos, narrador esportivo Edson Callegares".

Apesar da polêmica, Callegares fez questão de elogiar o colega. "Foi muito íntegro. Temos uma amizade de mais de 30 anos. É um grande profissional e faz jus ao sucesso maravilhoso que tem", declarou.

Em sua postagem no Facebook, Callegares falou que ele e Luís Roberto trabalharam na Baixada Santista, chegando a disputar o Troféu Ernani Franco de Rádio. Na época, Luís estava na Rádio Cultura e Edson, na Rádio Atlântica.

Em nota oficial, a Globo se posicionou sobre a polêmica explicando que Luis Roberto nunca disse ser o inventor do bordão.

"O bordão 'sabe de quem?', do narrador Luis Roberto, nasceu em uma transmissão de vôlei. Depois de um ponto, o ex-jogador e comentarista Tande perguntou ao narrador: 'Sabe de quem?', para valorizar a boa atuação do oposto Wallace, a quem a frase até hoje é associada. A expressão fez sucesso e Luis Roberto passou a utilizá-la, tempos depois, também nas transmissões de futebol. Luis Roberto conhece Edson Callegares há muitos anos e foi lembrado por colegas da coincidência entre os bordões, já que Edson foi o primeiro a utilizar a expressão, em narrações de gols do Santos. Os dois inclusive já conversaram sobre o assunto e não há qualquer questão sobre o caso", falou a emissora.

Carolina Alberti
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Narrador diz que não queria polêmica com Luis Roberto e o elogia - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV