Topo

Luciana Mariano retorna à narração e fala sobre oportunidade na ESPN

UOL Esporte

08/03/2018 04h00

A transmissão da partida entre RB Leipzig e Zenit, pela Liga Europa, contará com uma novidade na ESPN. No lugar das vozes de Everaldo Marques e Paulo Andrade, uma mulher assumirá o microfone. Depois de 19 anos, Luciana Mariano voltará a narrar uma partida de futebol.

Pupila do também narrador Luciano do Valle, com quem foi casada por seis anos, Luciana, 42 anos, se prepara para conseguir entrar no ritmo antes do retorno aos microfones. A iniciativa da ESPN vem na comemoração do Dia Internacional da Mulher, nesta quinta-feira (8).

"A preparação hoje está mais dinâmica. Minha preparação é de entender a pronuncia, ver quem vai jogar, cuidar da voz. Qualquer locutor quando está narrando, ele vem de uma sequência que talvez não precise tanto de preparação. É igual ao futebol: se fica um mês machucado, precisa voltar a entrar no ritmo. É uma preparação mais intensa, mas é se informar e ficar calma", afirmou ao UOL Esporte.

Foto: Divulgação/ESPN

Luciana fez sua estreia nos microfones em setembro de 1997. Na época, coube a ela a missão de narrar o Torneio Primavera, na Band, um torneio Rio-São Paulo de futebol feminino. O destaque mesmo ficou para dois anos mais tarde. Já pela TV Pernambuco, ela foi a voz do Campeonato Pernambucano de 1999.

"Naquele campeonato eu tive uma sequência de jogos, ficou tranquilo de narrar. O campeonato foi muito bem, conseguimos dar o primeiro lugar na audiência. Fizemos uma pesquisa e a maioria do público gostou de ter uma mulher narrando", relembra.

Luciana disse não ter percebido uma grande mudança no ambiente do jornalismo esportivo desde sua última narração. A maneira como foi tratada nos anos 1990 se repete agora na participação na ESPN.

"Tanto naquela época como agora sempre existiu um cuidado da equipe. Não era só um cuidado do Luciano (do Valle), do Mauro Beting, do Rivellino, que fez o primeiro jogo comigo. Sempre houve o cuidado e continua havendo. Hoje fala-se mais por ter mais acesso à informação. Se disser que alguém me tratou mal, estarei mentindo. Antes mesmo do casamento do Luciano, sempre fui muito bem tratada e apoiada".

Divulgação/ESPN

Luciana chegou a trabalhar como apresentadora da Band nos Jogos Olímpicos de Sydney, em 2000, antes de se afastar do esporte. Agora, disse não estar preocupada se haverá uma continuidade na ESPN. "Estou mais preocupada em ir para o ar amanhã e fazer o jogo".

A partida entre RB Leipzig e Zenit está marcada para as 17h05 (de Brasília) desta quinta-feira. O duelo é válido pelo jogo de ida das oitavas de final da Liga Europa. Além de Luciana, a equipe de transmissão será composta por Paulo Calçade.

Brunno Carvalho
Do UOL, em São Paulo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Luciana Mariano retorna à narração e fala sobre oportunidade na ESPN - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV