Topo

Saiba como cada canal se prepara para disputa pelos direitos da Champions

UOL Esporte

28/02/2018 04h00

A disputa pelos direitos do triênio 2018-2021 da Liga dos Campeões está chegando – a expectativa é que aconteça em março deste ano – e deverá ser a mais acirrada da história na televisão esportiva. Na TV aberta, a escolha deverá ser uma barbada, com a Globo renovando os direitos e completando 10 anos com a competição.

Na TV por assinatura, a coisa está longe de ter uma favorita. Das cinco emissoras esportivas do Brasil, as quatro principais estão interessadas – a única que sequer pensa nisso é o BandSports – e planejam entrar na disputa de alguma forma.

Veja as movimentações nos últimos meses e conversas sobre propostas conjuntas ou de exclusividade:

Esporte Interativo

Quando adquiriu a Champions com exclusividade para o triênio 2015-2018, o Esporte Interativo pegou todo o mercado com absoluta surpresa. Na época, tais direitos foram comprados, segundo informações, por cerca de US$ 130 milhões. Hoje, existe uma certeza entre fontes ouvidas dentro do canal: eles certamente custarão mais caros que isso e o EI é o adversário a ser batido.

A manutenção da exclusividade da Liga é uma meta para o que o EI chama de 2019 dos sonhos. Se conseguir renovar os direitos, o canal terá os direitos dos dois torneios de maior prestígio da TV paga hoje: Champions e Campeonato Brasileiro. O crescimento de audiência e visibilidade será ainda maior do que a emissora tem. E isso porque ainda tem a disputa da Libertadores por vir.

ESPN Brasil

Abrir mão da Copa do Mundo de 2018, como o UOL Esporte noticiou recentemente, foi visto internamente como um aviso pro mercado: iremos com tudo para ter o que foi nosso de novo. E nosso, leia-se, Liga dos Campeões, que a ESPN transmitiu por quase 20 anos no Brasil.

A ideia é reforçar a grade de eventos no meio de semana – no fim de semana, o canal considera que já tem o melhor portifólio possível. E para isso, ter de volta a Champions é prioridade. E não necessita ser exatamente com exclusividade – no BID anterior, vencido pelo Esporte Interativo, a ESPN fez uma proposta conjunta com a Globosat.

O único porém fica sobre a relação com o Fox Sports. Recentemente, a Disney comprou a Fox e agora, todos são do mesmo dono. Tudo vai depender de uma posição global, que só deve sair no meio deste ano. Se a Disney adquirir os direitos, o Fox Sports também exibirá a Champions conjuntamente com a ESPN? Essa é a grade dúvida que permeia as redações dos dois canais, e que está longe de uma resposta.

Fox Sports

Para quem não sabe, o Fox Sports exibe a Champions em alguns países da América Latina. Aqui no Brasil, o canal conseguiu importância e respeito com a Libertadores, cuja a licitação de um novo contrato também será feita este ano. E a Champions sempre esteve nos planos.

No antigo BID, o canal desistiu na última hora de fazer uma proposta. Nesta, em meados do ano passado, chegou a conversar com a Globosat por uma proposta conjunta entre ambas as partes para o novo BID. Porém, no segundo semestre, tal acordo acabou esfriando e não saiu de uma intenção mesmo.

A compra da Fox pela Disney deixou tudo num impasse grande, porque tudo depende de uma posição global.

SporTV

Líder de audiência entre os canais esportivos, o SporTV tem praticamente todos os eventos campeões de audiência, graças ao poderio financeiro da Globo. O único que ainda não tem uma fatia é a Champions, no qual fez uma proposta conjunta com a ESPN em 2014, mas perdeu a disputa para o Esporte Interativo.

A Globo ainda quer que seu canal esportivo exiba a principal competição de futebol entre clubes do mundo, mas não quer bancar exatamente isto sozinha. A Globosat só deve entrar na disputa numa proposta conjunta, e isso já é fato.

Uma conversa com a Fox chegou a ser iniciada no ano passado, mas não foi para a frente. Caso não consiga um parceiro para ajudar a bancar os altos custos dos direitos, a Globosat vai focar seu esforços na manutenção da Copa Libertadores da América, que como já foi escrito acima, também está com licitações para ocorrerem neste ano.

Gabriel Vaquer
Colaboração para o UOL, em São Paulo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Saiba como cada canal se prepara para disputa pelos direitos da Champions - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV