Topo

Agência explica pedido de fotos do corpo de candidatas; Fox nega relação

UOL Esporte

09/02/2018 17h29

Ana Carolina Silva e Beatriz Cesarini
Do UOL, em São Paulo

Mesmo depois de o Fox Sports negar qualquer acordo com a BluemoonKN, a empresa continuou trabalhando no suposto processo seletivo para narradoras do canal. No entanto, a agência deixou de exigir fotos do corpo das candidatas e aproveitou para explicar a motivação por trás do polêmico pedido.

"Trata-se de um programa (reality show) que vai selecionar mulheres para atuar como apresentadoras e narradoras de jogos da Copa do Mundo. Um de nossos objetivos é que a seleção reflita a diversidade da mulher brasileira, seja em termos de cor, idade, características físicas e localização geográfica. Não estabelecemos pré-requisitos de qualquer natureza, a não ser o talento e a vontade", disse a empresa em nota.

A justificativa dada ao UOL Esporte foi a intenção de abrir espaço para mulheres fora do padrão de beleza, uma maneira de garantir que o reality show tivesse candidatas de todos os tipos físicos, culturas, etnias e origens.

"Por conta da questão exposta acima, na divulgação da abertura das inscrições tivemos a necessidade de solicitar o envio de fotos das candidatas. Infelizmente, a redação equivocada que fizemos não deixou claro o objetivo do pedido das fotos. Em uma sociedade com histórico de violência de várias naturezas contra a mulher, isso deu margem para a interpretação de que se tratava de medida atentatória e desrespeitosa", acrescentou o texto.

Para testar a abordagem da agência, a reportagem do UOL Esporte enviou um e-mail simulando uma candidatura. Recebida na manhã desta sexta-feira (9), a resposta pediu a cidade de residência, uma descrição de nossa relação com o futebol e um portfólio de narração em forma de áudio. Ou seja, a BluemoonKN efetivamente voltou atrás na decisão de pedir fotos do corpo das candidatas.

Os canais Fox Sports, porém, afirmam que não há qualquer acordo com a empresa. "A FOX esclarece que nenhum projeto para narradoras no canal FOX Sports 2 para a Copa do Mundo FIFA 2018 encontra-se finalizado ou em andamento na presente data, razão pela qual, na hipótese de eventuais avanços, a FOX se compromete a divulgar em suas plataformas oficiais os detalhes tão logo estes sejam concluídos", posicionou-se a emissora.

Anúncio original da vaga pedia "uma foto de corpo" às candidatas (foto: reprodução/Facebook)

Leia a nota da BluemoonKN:

A Bluemoonkn tem um histórico de realização de produções audiovisuais de alta qualidade. Em nossas produções sempre primamos pelo profissionalismo e pelo respeito aos profissionais envolvidos. Não temos histórico de discriminação de qualquer natureza.

O projeto das narradoras visa quebrar paradigmas na TV brasileira. Trata-se de programa (reality) que vai selecionar mulheres para atuar como apresentadoras e narradoras de jogos da Copa do Mundo. Um de nossos objetivos é que a seleção reflita a diversidade da mulher brasileira, seja em termos de cor, idade, características físicas e   localização geográfica. Não estabelecemos pré-requisitos de qualquer natureza, a não ser o talento e a vontade. 

Por conta da questão exposta acima (diversidade), na divulgação da abertura das inscrições tivemos a necessidade de solicitar o envio de fotos das candidatas. infelizmente, a redação equivocada que fizemos não deixou claro o objetivo do pedido das fotos. Em uma sociedade com histórico de violência de várias naturezas contra a mulher, isso deu margem para a interpretação de que se tratava de medida atentatória e desrespeitosa.

Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas a todas pessoas que se sentiram ofendidas. Vamos estar atentos para que nossa comunicação reflita o verdadeiro propósito do trabalho que vamos realizar: uma iniciativa pela igualdade de oportunidade entre homens e mulheres em todos os campos profissionais.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agência explica pedido de fotos do corpo de candidatas; Fox nega relação - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV