Topo

Agência pede foto do corpo de candidatas a narradora e gera revolta na web

UOL Esporte

08/02/2018 18h33

(foto: reprodução/Facebook)

Ana Carolina Silva e Beatriz Cesarini
Do UOL, em São Paulo

A agência BluemoonKN fez um anúncio que gerou polêmica na web. De acordo com a postagem, que viralizou, a produtora teria aberto um processo seletivo para contratar três narradoras para o Fox Sports; como pré-requisito para a seleção, pedia "fotos de corpo inteiro" das candidatas.

No entanto, segundo a emissora, apesar de existir interesse no projeto de contratar as narradoras, o acordo não foi feito com nenhuma agência até o momento. O plano segue em andamento e ainda está para ser concluído.

"A Fox esclarece que nenhum projeto para narradoras no canal Fox Sports 2 para a Copa do Mundo FIFA 2018 encontra-se finalizado ou em andamento na presente data, razão pela qual, na hipótese de eventuais avanços, a FOX se compromete a divulgar em suas plataformas oficiais os detalhes tão logo estes sejam concluídos", disse o canal.

A BluemonnKN chegou a conversar com o UOL Esporte, e enviou uma nota oficial apenas nesta sexta-feira (09). A produtora diz que o propósito de pedir a foto era pela diversidade de pessoas no processo para um suposto programa que seria um reality show. A empresa, ainda, lamentou o ocorrido.

"Lamentamos o ocorrido e pedimos desculpas a todas pessoas que se sentiram ofendidas. Vamos estar atentos para que nossa comunicação reflita o verdadeiro propósito do trabalho que vamos realizar: uma iniciativa pela igualdade de oportunidade entre homens e mulheres em todos os campos profissionais", escreveram em comunicado.

Os internautas questionaram o motivo pelo qual a produtora pedia uma foto de corpo inteiro em suas postagens, dando a entender que também avaliaria os atributos físicos de cada mulher, além de sua capacidade de comandar transmissões de jogos do Mundial de 2018.

No entanto, quando a crítica foi levantada nos comentários das publicações no Facebook, a empresa que seria responsável pela seleção editou as mensagens e deletou o trecho em que pedia fotos.

Muitos apontaram que a abordagem não seria a mesma com narradores homens e chamaram a atitude de machista. "Imagina o Luciano do Valle mandando foto de corpo", disseram algumas mulheres, insinuando que homens como o falecido locutor não seriam submetidos a um teste de aparência.

"Falta de tato ou de vergonha mesmo. O que uma narradora tem no corpo que influencia na forma como ela narra?", questionou um usuário do Twitter. "Lamentável, e deve ser o mesmo método em diversos programas de várias emissoras. Uns mais, outros menos explícitos", escreveu outro rapaz.

Alguns internautas mais exaltados postaram fotos dos jornalistas que trabalham atualmente no Fox Sports, questionando se aqueles homens também precisaram mandar imagens para conseguir o emprego na emissora.

Veja a repercussão abaixo:

Esporte Interativo também busca narradora

No mês de dezembro, o canal Esporte Interativo anunciou o reality show "A Narradora". O programa, que deverá iniciar no próximo mês de março, selecionará uma jornalista para comandar as transmissões de alguns jogos da Liga dos Campeões da Europa pela emissora.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Agência pede foto do corpo de candidatas a narradora e gera revolta na web - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV