Topo

Arnaldo: Árbitro de vídeo não agiu em jogo do Grêmio por falta de replay

UOL Esporte

28/11/2017 07h53

Reprodução/SporTV

O comentarista de arbitragem da Rede Globo, Arnaldo Cezar Coelho, disse durante o programa "Bem, Amigos!", na noite de segunda-feira no SporTV, que uma falha na operação do árbitro de vídeo (VAR) determinou que o lance de pênalti em cima do gremista Jael não fosse revisto na primeira final da Copa Libertadores.

O Grêmio reclama que o sistema implementado pela Conmebol não funcionou para rever se houve penalidade no lance ocorrido no último minuto do jogo contra o Lanús, em Porto Alegre. O time brasileiro venceu por 1 a 0, mas em caso de marcação do pênalti teria a oportunidade de aumentar a vantagem para o jogo de volta, nesta quarta-feira, em Buenos Aires.

"Foi pênalti de pelada. Pela televisão e no estádio, se vê um choque na câmera 1, mas quando vai para o replay vê que o choque foi provocado pelo argentino que empurrou acintosamente", disse Arnaldo, antes de detalhar o que teria acontecido para que a arbitragem não revisse o lance.

"Aí aconteceu o seguinte: Galvão, eu fui apurar toda a informação que tivemos indo embora do estádio, que o membro da comissão do árbitro de vídeo foi ao caminhão de externa da Rede Globo perguntar o seguinte: 'Por que eu não tinha essa imagem do replay?'. Por quê? Porque ele plugou várias imagens das emissoras que estavam gerando, e a imagem da câmera de baixo, que mostra o pênalti, ele não plugou para ter replay. Errou na formulação no equipamento dele", relatou.

"E esse erro dele custou caro. Foram contratados por um dinheirão e não conseguiram ajudar. Eles gravam o que tinha lá dentro. Na hora que aconteceu o lance, o árbitro de vídeo pede: 'Me dá o lance'. E ele, que é o responsável pela operação, não tinha como mostrar o lance mais, porque não tinha replay daquela segunda câmera. É uma falha deles", acrescentou.

Ainda durante o programa, o diretor de Operações de Eventos da Rede Globo, Julio Bueno, deu mais detalhes sobre o ocorrido. "Ele (responsável pela operação) tinha várias câmeras que apresentavam o lance, e por uma opção dele ele não pegou uma das nossas câmeras. Eram 24 que ele tinha, a transmissão no total tinha mais, mas ele não pegou essa [imagem] nossa que mostrava um ângulo invertido, que era o mais esclarecedor. Nós colocamos à disposição deles, e eles não utilizaram essa imagem", disse.

Os relatos deixaram o narrador a apresentador Galvão Bueno indignado.  "Uma falha total, absoluta, ele tinha todas as câmeras, não soube operar. Chegamos a esse ponto do absurdo, O árbitro de vídeo, que há tanto tempo, a gente pede, essa questão da tecnologia para resolver os problemas, os caras nem mexer com as câmeras eles sabem", completou.

A não marcação do pênalti pelo árbitro chileno Julio Bascuñam e principalmente a não revisão do lance pelo árbitro de vídeo gerou muitas reclamações gremistas ao final do duelo. O técnico Renato Gaúcho foi irônico e disse que até Stevie Wonder teria assinalado falta.

Leia também
Grêmio faz reunião para blindar time de polêmica com arbitragem
Renato Gaúcho esbraveja contra árbitro: "Até o Stevie Wonder veria pênalti"
"Cascudos" de Renato decidem, e Grêmio vence Lanús no 1º jogo da final

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Arnaldo: Árbitro de vídeo não agiu em jogo do Grêmio por falta de replay - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV