Topo

Globo ataca Atlético-PR por ficar sem gols de clássico: “quem perde é você”

UOL Esporte

04/03/2017 04h00

O clássico entre Atlético-PR e Coritiba foi assunto nos principais programas da Globo no Paraná. Mas, quem quis ver os gols da partida, não pôde. Segundo a emissora, a culpa foi do Atlético.

Desde as primeiras horas do dia, no Bom Dia Paraná, a emissora já informava dos problemas passados para exibir o vídeo do jogo transmitido pela internet. Quase 7 horas depois do duelo, a emissora não havia recebido imagens do clássico.

"Infelizmente, não temos os gols do Atletiba para mostrar porque Atlético e Coritiba não permitiram que emissoras de TV gravassem a partida. E o Atlético se comprometeu a enviar os gols depois do jogo, mas até agora, esse horário pouco depois das 7 da manhã, não mandou ainda. Uma pena porque quem perde é você que acordou para ver os gols da rodada e infelizmente não viu", disse o canal no programa.

O problema é que não foram apenas as sete horas que impediram a Globo de exibir os gols. Mesmo depois de mandar as imagens para as emissoras, o Atlético-PR decidiu omitir os tentos feitos por seus jogadores no clássico.

Procurado pela reportagem, o Atlético informou "que enviou a todas as emissoras o correspondente a 3% da partida, conforme determina a Lei Pelé. O clube entende que os highlights são uma propriedade premium, extremamente valorizada em todo o mundo, e que os interessados devem pagar por este produto se quiserem exibi-lo".

Na hora do almoço, o Globo Esporte da rede falou sobre o assunto na voz da apresentadora Cris Dias, que só informou o resultado do jogo.

"Globo Esporte não está exibindo gols do clássico Atletiba porque os clubes que têm os direitos do jogo, não liberaram as imagens", afirmou.

Em horário simultâneo, o assunto também entrava em pauta no Globo Esporte Paraná. Na RPC, filiada da Globo, algumas imagens foram mostradas, exceto as dos gols.

"Não temos as imagens dos gols porque Atlético e Coritiba não permitiram a gravação. Já que nenhuma emissora de TV tem direitos de transmissão desse jogo, ela foi feita ontem pela internet. Nesse caso, como clubes são os que têm direito de transmissão. Eles que enviam e autorizam a imagem do clássico. Recebemos três minutos de gravação, dentro dessa gravação, lances como os que a gente viu, mas não os gols. Por isso, como não foi autorizado, não temos gols para mostrar", completou.

Como a Lei Pelé obriga que cerca de três minutos dos lances sejam distribuídos pelo detentor dos direitos do jogo para as emissoras.

O Coritiba disse respeitar a posição do Atlético-PR, como mandante da partida, em não mandar os gols.

Leandro Carneiro e Napoleão de Almeida
Do UOL, em São Paulo

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Globo ataca Atlético-PR por ficar sem gols de clássico: “quem perde é você” - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV