Topo

De Luxemburgo a Dunga. 20 treinadores que se aventuraram como comentaristas

UOL Esporte

19/10/2016 06h01

Após se afastar do futebol por problemas de saúde, Muricy Ramalho será comentarista de futebol na Globo e no Sportv. Ele está longe de ser o primeiro treinador a se aventurar na televisão. Alguns deram certo, outros nem tanto… Veja na lista a seguir:

1. Mário Sérgio

O ex-jogador já treinou 11 clubes na carreira, incluindo Corinthians, São Paulo, Botafogo, Atlético-MG e Internacional, onde foi vice-campeão brasileiro em 2009. Seu contrato com a Fox Sports tem uma cláusula que o permite sair para ser técnico sem pagar a multa rescisória.

2. Zico
O ídolo do Flamengo acumula a função de técnico do FC Goa, da Índia, com o emprego de comentarista do canal Esporte Interativo, onde participa das transmissões dos jogos da Liga dos Campeões e ocupa lugar fixo na bancada do programa "Noite dos Craques", ao lado de Roberto Rivellino.

3. Carlos Alberto Torres

O Capitão do Tri começou sua carreira de treinador em 1983, no Flamengo. Passou por Fluminense, Botafogo, Corinthians e também treinou times nos Estados Unidos, Colômbia, Omã e Azerbaijão. Seu último trabalho foi no Paysandu, em 2005. Virou figura constante nas mesas de comentaristas do Sportv.

4. Junior

O ex-lateral do Flamengo e da seleção teve uma curta carreira como técnico antes de virar comentarista da Globo. Treinou o rubro-negro em duas ocasiões: primeiro em 1993 e depois em 1997. Mais tarde, em 2003, assumiu o comando do Corinthians, mas entregou o cargo depois de três jogos.

5. Ricardo Rocha

O zagueiro tetracampeão treinou apenas dois clubes na carreira: CRB e Santa Cruz, onde fez seu último trabalho, em 2008. Neste ano, o comentarista do Sportv revelou ter recusado uma oferta para ser gerente de futebol do Flamengo, o clube onde encerrou sua carreira como jogador.

6. Edinho

Comentarista do Sportv desde 2012, o ex-jogador tem 20 anos de experiência como técnico. Depois de passar por clubes como Fluminense, Botafogo, Flamengo e Grêmio, seu último trabalho foi no Americana-SP, em 2011.

7. Paulinho Criciúma
O ex-jogador revelado pelo Criciúma teve passagem de destaque pelo Botafogo no começo dos anos 90 e se aventurou como técnico após pendurar as chuteiras. Depois de treinar o Criciúma e o 4 de Julho do Piauí, Paulinho (à direita) virou comentarista dos jogos sediados em Santa Catarina para o Sportv e Premiere.

8. Falcão

Sua primeira experiência como treinador foi logo na seleção brasileira, depois da eliminação na Copa de 90. Passou por América-MEX, Internacional e Japão antes de ser contratado pela Globo em 1996. Exerceu a função de comentarista até voltar a assumir o comando do Internacional, em 2011.

9. Zetti

Começou a carreira de treinador em 2003, no Paulista de Jundiaí. No ano seguinte, levou o clube à final do Paulistão. Após passar pelo Paraná em 2009, disse estar "desiludido" com a profissão de técnico. Neste ano, foi anunciado como comentarista dos canais ESPN.

10. Velloso

Quando Zetti chegou ao Paraná em 2009, assumiu o lugar de Velloso, ex-goleiro do Palmeiras que teve curta carreira como treinador. Seu último clube foi o Itapirense-SP, em 2011. Atualmente, é comentarista do programa "Os Donos da Bola", da Band.

11. Arrigo Sacchi

O treinador da Itália que perdeu para o Brasil na final da Copa de 1994 atualmente trabalha como coordenador das seleções italianas de base e também é comentarista da rede Mediaset.

12. Jorge Valdano

O ex-atacante argentino foi treinador do Real Madrid na década de 90 e agora é comentarista do canal espanhol Bein Sports e da TV Azteca, do México.

13. Christoph Daum
O ex-jogador alemão trabalhou como técnico entre 1986 e 2014, quando deu uma pausa na carreira para ser comentarista de TV. Após trabalhar no canal austríaco ATV na transmissão da Eurocopa, aceitou o convite para ser treinador da Romênia em julho deste ano.

14. Caio Júnior

"Depois do Cianorte, eu fui treinador do Gama, Londrina, Juventude, muitas outras equipes, e cheguei a desistir de ser treinador. Aí, em 2006, o presidente do Paraná me ligou e me deu uma hora para decidir se eu aceitava o cargo. Eu tinha voltado pra imprensa nessa época pra trabalhar como comentarista na Rádio Banda B, de Curitiba. Aí fui para o desafio, e eu sabia que era um passo difícil. Então o Paraná decolou e conseguimos a classificação pra Libertadores", contou o atual técnico da Chapecoense em entrevista à Rádio ESPN em 2013.

15. Silas

Em 2012, depois de ser demitido do Al-Arabi no Qatar, Silas foi chamado para participar de uma mesa redonda do canal Al Jazira. Mesmo precisando de tradução simultânea, os convites aumentaram e ele virou presença fixa nos programas do canal, até que foi contratado pelo Al-Gharafa e voltou a trabalhar como técnico.

16. Valdir Espinosa

Treinador de futebol desde 1979, o ex-lateral assumiu no mês passado a função de coordenador técnico do Grêmio, sendo apresentado ao lado de Renato Gaúcho. Já trabalhou como comentarista no Sportv, na Rádio Manchete e na Rádio Globo.

17. Renê Simões
O experiente treinador foi contratado pela Record em 2012 para comentar as transmissões de futebol feminino nas Olimpíadas de Londres.

18. Joel Santana
Em 2014, logo antes de assumir o Vasco em seu último trabalho como técnico, o "Papai Joel" fez parte da equipe de comentaristas do SBT durante a Copa do Mundo.

19. Dunga

A notícia de que o então técnico do Inter seria comentarista da Rádio Gaúcha na Copa das Confederações de 2013 causou polêmica em Porto Alegre. Ele acabou recusando o convite. Mas não deixou de comentar a estreia do Brasil contra o Japão, só que para outro canal: a TV japonesa Fuji.

20. Vanderlei Luxemburgo
O então técnico do Palmeiras passou por uma situação inusitada em 2008: comentou na TV a eliminação do próprio time. E não foi porque estava suspenso ou algo do tipo. Para o jogo de volta contra o Argentinos Juniors, Luxemburgo mandou a Buenos Aires um time reserva comandado pelo auxiliar Nei Pandolfo. Preferiu ficar em São Paulo, trabalhando com os titulares para a sequência do Brasileirão. O que causou surpresa foi o fato de ele ter aceitado o convite da Globo para ser comentarista da partida. Durante a transmissão, entre um pitaco e outro, Luxa se comunicava por rádio com seu assistente. O Palmeiras perdeu por 2 a 0 e foi eliminado da Copa Sul-Americana. Depois, ele voltaria a se arriscar nos comentários na Fox Sports, durante a Copa do Mundo de 2014.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

De Luxemburgo a Dunga. 20 treinadores que se aventuraram como comentaristas - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV