Topo

Jornal Nacional explica limitações da Globo para cobertura do Pan

UOL Esporte

12/07/2015 10h55

 

Por meio da edição deste sábado do Jornal Nacional, a Rede Globo deu o tom de como pretende noticiar os Jogos Pan-Americanos de Toronto: breves informações do dia de competições, atualização do quadro de medalhas e fotos do COB (sem muitas imagens em vídeo) que ilustrem resultados dos brasileiros.

Neste sábado, reportagem de 1 minuto e 15 segundos de Pedro Bassan limitou-se a apresentar dados do evento (6200 atletas de 41 países, sendo 590 brasileiros, disputando 36 modalidades) e retratar o espírito da cidade-sede para receber o Pan e dizer sobre o quão similar seria a estratégia canadense em relação ao que o Brasil pretende fazer na Olimpíada do Rio de Janeiro em 2016, além de dizer que muitos dos atletas ali estariam já pensando nos Jogos do Rio, com briga por vagas, inclusive.

"A maior cidade do Canadá quer mostrar aos visitantes que é possível ser ao mesmo tempo gigante e tranquila. A Fórmula para agradar todo mundo é parecida com a das Olimpíadas do Rio no ano que vem: juntar esporte e natureza. Aqui em Toronto, muitos locais de competições estão espalhados pelas margens do lago Ontário. A cerimônia de abertura foi ontem à noite no estádio de beisebol da cidade", resumiu o texto da matéria, ilustrado, sim, com imagens, mas apenas da cidade.

"A TV Globo não tem os direitos de transmissão do Pan de Toronto, por isso tem limitação no uso de imagens das competições, mas não deixaremos de acompanhar de perto com nossas equipes no Canadá o desempenho e a conquista de medalhas dos atletas brasileiros e os principais momentos do evento", justificou William Waack, em uma espécie de editorial lido no principal telejornal da emissora.

Os direitos televisivos do Pan de Toronto 2015 pertencem à Rede Record que, privilegiando a sua programação na TV aberta, opta por não mostrar tudo do evento, deixando a cobertura mais ampla dos Jogos para o seu canal de notícias Record News.

Como emissora sublicenciada do Pan, o Sportv também exibe os Jogos Pan-Americanos, porém com uma cobertura completa, não só das competições, mas com reportagens e um programa especial, o Conexão Sportv, também ao vivo, direto do Canadá.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Jornal Nacional explica limitações da Globo para cobertura do Pan - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV