Topo

15 comerciais que causaram polêmica no Super Bowl

UOL Esporte

27/01/2015 12h00

Trinta segundos que valem US$ 4,5 milhões (cerca de R$ 11,5 milhões) em 2015. O intervalo comercial do Super Bowl fica mais caro a cada ano, mas nem isso impede as mais variadas empresas de elaborarem peças publicitárias com produções quase cinematográficas. Afinal, é o evento esportivo mais visto nos Estados Unidos.

Ao longo destes anos, foram diversos os comerciais que criaram polêmicas ou tiveram suas exibições proibidas. Muitos destes anúncios acabaram se tornando virais na internet e ganhando milhões de visualizações no You Tube. O UOL Esporte separou 15 destes anúncios para você.

1- Carl's Jr.
Para o Super Bowl do próximo domingo, a rede de lanchonetes elaborou um comercial que já criou polêmica antes mesmo de ser exibido durante um jogo. Para promover um lanche que leva apenas ingredientes naturais, a modelo Charlotte McKinney  sai nua pela cidade, exaltando gostar de fazer tudo "ao natural".

Anúncio Carl's Jr. Super Bowl

2 – Ashley Madison
O site voltado a promover encontros extraconjugais criou um anúncio para o Super Bowl de 2011 com forte conotação sexual, que foi barrado pela FOX, dona dos direitos de transmissão para os Estados Unidos naquele ano. O comercial era estrelado pela atriz pornô Savanna Samson.

Anúncio Ashley Madison Super Bowl

3- Doritos
No  Super Bowl de 2013, a marca de salgadinhos teve seu comercial impedido de ser exibido por conta da violência da cena na qual um homem atropela de forma proposital uma mulher na disputa por um pacote de Doritos.

Anúncio Doritos Super Bowl

4- E-Card
O site que produz e entrega aos usuários cartões virtuais fez uma propaganda para o Super Bowl de 2010 com apelo sexista que acabou vetada de ser exibida. A companhia não existe mais.

Anúncio E Card Super Bowl

5- PETA (Sociedade Protetora dos Animais)
Outro anúncio com forte apelo sexual que teve sua exibição vetada pela NBC, que transmitiu o Super Bowl daquele ano. Para convencer as pessoas a não comerem alimentos de origem animal, a entidade criou uma peça publicitária afirmando que vegetarianos se davam melhor na cama.

Anúncio Sociedade Protetora dos Animais Super Bowl

6- Focus on The Family (debate sobre aborto)
No Super Bowl de 2010, foi veiculado um comercial da entidade que luta contra o aborto nos Estados Unidos. A propaganda se desenvolveu em torno da história do quarterback Tim Tebow. Antes de ele nascer, sua mãe, que morava nas Filipinas, ouviu do médico a recomendação de abortar devido aos riscos que a gravidez trazia. Ainda assim, resolveu seguir em frente.

Anúncio Aborto Super Bowl

7- Grupon
O site de compras coletivas fez uma propaganda no Super Bowl de 2011 na qual dá indícios de estar fazendo uma campanha em prol do Tibete, mas no fim trata-se apenas de um anúncio mostrando como dá para ir a um restaurante de comidas típicas daquela região nos Estados Unidos sem gastar muito. A propaganda gerou diversas críticas.

Anúncio Grupon Super Bowl

8- Skechers
A fabricante de tênis produziu uma peça publicitária para o Super Bowl de 2012 na qual faz clara apologia às corridas de cachorros. Indignadas, mais de 100 mil pessoas elaboraram um abaixo-assinado contra a empresa. Ainda assim, o comercial foi veiculado.

Anúncio Skechers Super Bowl

9- Dove
Em 2007, a empresa de produtos de higiene fez uma campanha publicitária para exaltar a beleza do corpo feminino independentemente da idade das mulheres. Porém, foi vetado por mostrar demais.

Anúncio Dove Super Bowl

10- PornHub
O site de vídeos pornôs teve um comercial vetado para a edição de 2013 do Super Bowl no qual dá a entender que dois idosos farão sexo em um parque.

Anúncio Porn Hub Super Bowl

11- Bud Light
Em 2007, a fabricante de cervejas fez um comercial considerado polêmico pelo fato de as pessoas ignorarem o risco de morte que corriam e seguirem tomando cerveja. Na trama, um sushiman envia um robô em seu lugar para pedir desculpa por ter mandado um peixe envenado que os matará em instantes. Para compensar o descuido, manda cervejas.

Anúncio Bud Super Bowl

12- Holiday Inn
No Super Bowl de 1999, a rede de hotéis quis promover a reforma realizada em todas as suas franquias comparando à formação do corpo de um transexual, listando o preço de cada cirurgia.

Anúncio Holiday Inn Super Bowl

13- JesusHatesObama.com
Em 2011, o site que vende bugigangas e bonecos cabeçudos fez uma propaganda na qual traz o boneco de Jesus interagindo com o de Obama. A Fox considerou o comercial ofensivo demais e impediu sua exibição.

Anúncio Jesus Hates Obama Super Bowl

14- Rolling Rock
Em 2007, o comercial da marca de cerveja teve sua exibição vetada pela mensagem que traz no fim e a conotação de haver um pênis ejaculando. Toda a ação se passa em um estádio de beisebol.

Anúncio Rolling Rock

15 – Salesgenie
A empresa especializada em consultoria de negócios fez uma propaganda para o Super Bowl de 2008 no qual retratava dois ursos panda numa loja com móveis de bambu e falando inglês com um sotaque carregado de chinês. O anúncio foi considerado racista e tirado do ar dias após o Super Bowl.

Anúncio Salesgenie Super Bowl

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

15 comerciais que causaram polêmica no Super Bowl - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o Blog

A TV exibe e debate o esporte. Aqui, o UOL Esporte discute a TV: programas esportivos, transmissões, mesas-redondas, narradores, apresentadores e comentaristas são o assunto.


UOL Esporte vê TV